segunda-feira, 12 de julho de 2004

TOM SOBRE TOM
Caderno CultuRal
TOM SOBRE TOM
PRÉ - ESTRÉIA DE CURTAS AGITA "CASA DE CULTURA DA ESTÁCIO" NA BARRA E CAUSA BASTANTE POLÊMICA.
Casa de Cultura Estácio de Sá
Aconteceu dia 29 de junho as 21:00 horas na "Casa de cultura da Estácio", talvez o evento mais controverso da história da Universidade Estácio de Sá, a pré - estréia dos curtas - metragens "Loucura Casual" e "E a vida Continua" de Marcelo Alves e Marcelo Muller; Os curtas faz diversas críticas sobre a sociedade moderna tratando de temas como religião, suicídio, amizade e diversas formas de preconceito; Os filmes causaram polêmica, deixando os presentes no evento surpresos, mesma surpresa que todos tiveram quando entraram no teatro da casa e deram de cara com uma suástica gigante que estava colocada na decoração; E no final do evento quando tudo parecia voltar ao normal, um integrante da Banda Sensorial Estéreo, indignado por ter seu som cortado antes mesmo que terminasse a música que encerraria o evento, mostra as nádegas para os poucos que ainda terminavam de assistir a apresentação; Para explicar melhor o evento e sua ideologia conversamos com um dos diretores dos filmes, Marcelo Alves que tem 20 anos e é formado em Cinema e Vídeo pela Universidade Estácio de Sá.


TOM SOBRE TOM - De onde surgiu a idéia de fazer um evento muito diferente, com uma temática pouco abordada?

Marcelo Alves - É interessante falar a respeito disso, eu pensei em uma pré - estréia punk, diferente, alternativa e o local?, não tinha idéia de onde poderia ser, pensei em lugares que adotem esse estilo como alguns bares e casas de espetáculos na Zona Sul. Porém pensei na Casa de Cultura por ser da Estácio e ser bem mais cômodo, só que a Casa de Cultura é um lugar muito bonitinho, ai pensei, "temos que quebrar a padronização de Casa de Cultura, mudar seu estilo"; Conseguimos, mudamos a decoração do teatro da Casa, demos um tom dark a casa; a produção do evento é de André Gonçalves e Danielle Tellez.
Conseguimos quebrar um padrão, até uma gigantesca suástica foi colocada na decoração, vale a pena dizer que a Suástica foi adotada por Hitler como símbolo nazista, mas para quem tem conhecimento da cultura oriental sabe que a suástica significa evolução, Hitler inverteu o símbolo dando o sentido da involução.

TOM SOBRE TOM - O evento se auto enriqueceu com o som da banda "Sensorial Estéreo" e um papo sobre "mensagem subliminar", de quem foi a idéia?

Marcelo Alves - É verdade, a idéia do bate papo sobre "mensagem subliminar" foi minha, algumas pessoas foram contra mas mantive minha idéia, convidamos um militante da Uff, estudante do 8o período de historia, membro da federação Anarquista do Rio de Janeiro "Rafael", um cara altamente preocupado com a questão social, começou fazendo Comunicação Social com vertente em publicidade na própria Uff, porém segundo ele, viu que a profissão não tem preocupação com o "social" que a publicidade é a profissão mais agressiva e capitalista; Rafael é um cara super inteligente e muito preocupado com questões sociais. Pretendo produzir um evento com foco no tema "subliminar", vale ressaltar que ninguém que participou e organizou o evento é radical com nenhum tema., não quero me esticar para dar a definição de Anarquista.

TOM SOBRE TOM - E o som de "Sensorial Estéreo"?

Marcelo Alves - Ter o "Sensorial Estéreo" foi de consenso geral, gosto muito dessa banda, eles fizeram a ótima trilha sonora do "Loucura Casual"; O som deles é algo sublime, bem diferente do convencional, dificilmente vemos uma banda com violinista e um baterista de pé. Se vocês puderem escutar essa banda, vale muito a pena. Eles não estão nem um pouco preocupado em ser pop Stars, sei que eles igual a todos nós correm atrás de grana e fazer arte sem grana é muito difícil.

TOM SOBRE TOM - Sobre os filmes, fale um pouco sobre a história e temática dos curtas?

Marcelo Alves - O "Loucura Casual" é proibido para menores de 21 anos.(to brincando);
O filme conta a história de dois jovens que se conhecem através do anúncio de um jornal, ambos se dizem almas gêmeas e intercalam suas frustrações com o mundo contemporâneo; O filme é uma metáfora de nós, do eu, da insatisfação particular e conjunta do ser.
No filme, fala - se muito, porém não disfarça a solidão presente nos seres, em todos nós.





TOM SOBRE TOM - E o "E a vida Continua" ?

Marcelo Alves - É um romance, entre um playboy loirinho com uma menina paraplégica e negra. O filme é uma visão ampla sobre o preconceito, é o nosso primeiro filme Pop. Um romance diferente.

TOM SOBRE TOM - Pop, porque pop?

Marcelo Alves - Tem músicas do Roxette, a sua própria linguagem é todo voltado para um romance, vale a pena conferir.
A trilha sonora dele é muito rica, tem até Miles Davis.

TOM SOBRE TOM - Fazer esse tipo de evento, não é querer ser Pop pelo caminho inverso?

Marcelo Alves - Pode ser, ser pop de uma maneira inteligente vale a pena, tipo Andy Wahol (criador da Pop art), Los Hermanos, Michael Moore. O negócio é não fazer estilo. Ser realmente o que você é, e não se vender por pouco, sempre manter suas origens.

TOM SOBRE TOM - Então vale a pena ser alternativo, diferente?

Marcelo Alves - Tem uma frase do Cazuza na música "O tempo não para" que diz muito sobre isso: "Cansado de correr na direção contrária, sem pódio de chegada nem beijo de namorada.", mas por enquanto não cansei de ir contra a essa Indústria Cultural, essa Indústria religiosa; Tento não assistir filmes americanos no Cinema para não alimentar o carrasco do nosso Cinema, até vejo mais algumas exceções, nada de superproduções idiotizadas.
Acredito que a diferença é a essência dos seres, no fundo somos muito diferentes, porém com a padronização da cultura, da arte, da vida, de estilo, fomos nos transformando em pessoas muito iguais, é triste saber que as pessoas não estão pensando por elas.
Elas vão assistir Homem Aranha, porque Homem Aranha todo mundo vai ver, porque a "Indústria Cultural" impõe que as coisas são boas, a verdadeira arte causa estranhamento, estão roubando nossas mentes.
Tente ir assistir a peça de "Ricardo Blat" no Centro Cultural Banco do Brasil, tenho certeza que as pessoas não vão gostar, tente ouvir uma música de 1920, ou uma ópera.
Tente comparar os filmes, as músicas, a arte virou consumo padronizado, tudo é muito igual, infelizmente não só a arte, é só olhar também ao seu redor e como todo mundo se veste muito igual, pensa muito igual, fala muito igual, repito mais uma vez, estamos perdendo nossa particularidade.
Vale muito a pena tentar e conseguir corroer o sistema.

TOM SOBRE TOM - Os filmes foram inspirados em algum fato?

Marcelo Alves - Sim, na minha própria vida, em nossas vidas, peguei um pouco de cada pessoa, uma partícula de alma existente em cada um de nós, pode ter certeza que tem um pouco de cada um que assiste o filme, é um maniqueísmo existente em cada ser.






TOM SOBRE TOM - E sobre as polêmicas? Um integrante do "Sensorial Estéreo" mostrou as nádegas para a platéia, o que acha disso?

Marcelo Alves - Eu não vi essa bunda, a casa já estava vazia, faltaram com respeito com o som deles, cortaram a banda antes de terminarem a última música alegando que o evento estourou o tempo, acho que foi um sinal de protesto, não acho legal as pessoas que ficaram para assistir a banda ver uma bunda do nada, ainda mais porque tinha um público um pouco mais velho. Acho que o protesto foi válido mas se eles pudessem protestar de outro jeito, seria melhor ainda.

TOM SOBRE TOM - O que você destaca como a coisa mais importante do evento?

Marcelo Alves - Duas coisas, uma o público reagiu muito bem com "E a vida continua" sei que é um filme muito interessante e outra a reação das pessoas para mim quando vêem no "Loucura Casual" a imagem de Jesus Cristo sendo queimada pela protagonista do filme, acho que deve ser uma das cenas mais contestadoras da história do curta metragem no Brasil.

Pauta - Charles Aston / Repórter - Fernando Freitas

PROJETO REVISTA 2o periodo

Nenhum comentário: