quarta-feira, 3 de outubro de 2007

A vida do anarquista Lucio Urtubia é transformada em filme

["Lucio". Trata-se de um documentário espanhol sobre a vida do lutador antifranquista, anarquista, contrabandista, falsificador e assaltante Lucio Urtubia]

O filme é dirigido pelos guipuzcoanos Jose Mari Goenaga e Aitor Arregi, e produzido por Moriarti Produkzioak e Irusoin.

A fita, de 93 minutos de duração, estreou no dia 23 de setembro na seção Especial Zabaltegi, do Festival de Cine de San Sebastián, em Donostia, com a presença dos dois diretores, o produtor e o próprio Lucio, onde cada um deles apresentou e comentou o filme.

Experto em falsificar documentos e imprimir propaganda anarcosindicalista, Lucio Urtubia esteve em busca e captura em cinco ocasiões por Tribunais Internacionais, inclussive a CIA (Agência Central de Inteligência). A imprensa rotulava-o como o "bandido bom", ou o "Zorro Basco". Um dos episódios recriados no filme, que também incluem entrevistas e imagens da época, conta o maior golpe de Lucio, acontecido na década dos anos 70. Ele conseguiu enganar o principal banco dos Estados Unidos, o First National Bank (hoje Citibank), falsificando cheques de viaje do Citybank, cerca de 20 milhões de Euros na época, causando assim uma das piores crises do banco, e financiando movimentos libertários de meio mundo.

No filme ainda se recordam os apoios que Lucio concedeu a Quico Sabaté, um dos máximos expoentes da guerrilha urbana na Catalunha; a Eldridge Cleaver, o líder dos Panteras Negras, e vários grupos revolucionários da época. Também se traz à memória os encontros que manteve com André Breton, Albert Camus e Ernesto Che Guevara.

Lucio nasceu em Cascante em 1931, e desde 1954 vive em Paris, na França, ativo, tocando um centro chamado Louise Michelle, em que se levam a cabo atividades culturais e solidárias.

O trailer do filme pode ser visto acessando esse bonito site: www.lucio.com.es



agência de notícias anarquistas-ana

Flauta,
cascata de pássaros
entornando cantos úmidos.

Yeda Prates Bernis

Um comentário:

Anônimo disse...

http://www.lucio.com.es/descargas.html