segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Lançado filme sobre Mumia Abu-Jamal

["Na Prisão Minha Vida Toda" irá ser exibido durante o Festival de Cinema de Londres]

Um novo documentário sobre o caso de Mumia Abu-Jamal irá ser exibido no Festival de Cinema de Londres no próximo mês. O filme tem o apoio da Anistia Internacional como parte de sua campanha internacional pela abolição da pena de morte.

O documentário de longa duração, “Na Prisão Minha Vida Toda”, examina o controverso caso de Mumia Abu-Jamal, um antigo ativista do Partido dos Panteras Negras que foi preso e acusado de assassinato nos Estados Unidos em 1981, encarando a pena de morte durante muito tempo. Há sérias dúvidas sobre a imparcialidade de seu julgamento original e ele está atualmente apelando contra a sua condenação. A Anistia Internacional está chamando por um novo julgamento.

O filme de 90 minutos retrata o caso de Mumia Abu-Jamal através dos olhos de William Francome, de 25 anos, nascido no dia em que Abu-Jamal foi preso. “Na Prisão Minha Vida Toda” foi dirigido por Marc Evans e produzido por Livia Firth e Nick Goodwin Self. O aclamado ator Colin Firth é o produtor executivo do filme. A película também conta com entrevistas realizadas juntamente com o escritor Noam Chomsky e Alice Walker, assim como com os músicos Mos Def, Snoop Dogg e Steve Earle.

Disse a produtora Livia Firth: “O filme ilustra mais um exemplo das muitas razões do porque a pena de morte nunca é uma forma aceitável de punição”.

“A Anistia Internacional contribuiu para a realização do filme, tendo previamente indicado por um novo julgamento de Mumia Abu-Jamal, e nós vibramos de emoção ao saber que eles concordaram em apoiar o filme como sendo uma parte de sua contínua campanha mundial contra a “pena capital”.

O diretor da Anistia Internacional do Reino Unido, Kate Allen, comentou:

“É chocante a maneira como o sistema de justiça dos Estados Unidos tem repetidamente fracassado para dirigir a espantosa violação dos direitos fundamentais do processo de Mumia Abu-Jamal”.

“Por várias vezes nós documentamos o apuro de Mumia Abu-Jamal antes de fortemente recebermos este filme que pode servir como uma nova oportunidade de focar as atenções sobre a sua situação. Nós temos a esperança de que aqueles/as que assistirem o filme irão dar uma resposta ao nosso chamado de um novo e justo julgamento a Mumia Abu-Jamal - e também apoiar o nosso trabalho de lutar contra a pena de morte nos Estados Unidos e no mundo”.

“Na Prisão Minha Vida Toda” será exibido simultaneamente no Festival de Cinema de Londres e no Festival Internacional de Cinema de Rome (Estados Unidos) na terça-feira, 25 de outubro.

Assista o trailer do novo filme sobre Mumia, “Na Prisão Minha Vida Toda”:
Trailer “Na Prisão Minha Vida Toda”
www.amnesty.org.uk

Tradução: Marcelo Yokoi


agência de notícias anarquistas-ana

Noite estrelada
O céu – brilhando – se abaixa
Silenciosamente

Eunice Arruda

Nenhum comentário: