terça-feira, 30 de outubro de 2007

Sri Damodarastakam

Todas as glórias a Srila Prabhupada!!

E a partir 26 de Outubro de 2007, inicia-se o mês do Senhor Damodara, Damodara Masa, o último mês de Caturmasya.

"Ao longo deste mês, os devotos comemoram o passatempo do travesso Senhor Krishna sendo amarrado com cordas por mãe Yashoda. Os devotos visitam os templos diariamente e oferecem pequenas lâmpadas de ghi cantando mantras devocionais e orando pelas bênçãos do pequeno Damodara."

O Senhor Sri Krsna é chamado de Damodara porque teve Seu abdomen amarrado por mãe Yashoda, após fazer traquinagens. Foi assim:

Mãe Yashoda estava batendo leite para fazer manteiga, e o pequeno Krsna apareceu, com "fome", querendo mamar. Mãe Yashoda interrompeu, então, a batedura, colocou seu amado filho em seu colo, e começou a dar de mamar. No entanto, pouco tempo depois, ela lembrou-se de que havia deixado o leite no fogo. Colocou então seu pequeno menino no chão, e correu para a cozinha. Como não estava ainda plenamente satisfeito de aleito materno, o pequeno Krsna ficou furioso, e, para "descontar", quebrou o pote onde sua mãe estava batendo a manteiga. Achando pouco, Ele procurou outra coisa para aprontar, e empilhou um pilão e outros objetos até alcançar potes de manteiga (mantidos pendurados no teto para evitar que os macacos a roubassem), e deu, Ele mesmo, com Suas próprias mãos, delicadas e pequeninas, essa manteiga aos macacos, que fizeram a festa, derrubando manteiga e potes por todos os lados!


Imaginem a feição de Mãe Yashoda ao encontrar o grande pote de manteiga quebrado e todo seu trabalho desfeito! Presumindo que seu pequeno travesso ainda estava aprontando, ela pegou de uma pequena vara, usada pelos vaqueiros para tanger os bois, e saiu a espreitá-lO. Ah! Ao sentir a proximidade de Sua divina Mãe, o menino Krsna deu um pinote do pilão, e correu em disparada, tomado pelo susto. Mãe Yashoda tomou a mesma velocidade e desatou a perserguir seu filho Krsna, dando início a uma cena peculiar, saboreada pelos habitantes de Vrndavana, que se divertiam ao ver a linda mãe, cujos manto, flores e cabelos se despreendiam na correria, tentando segurar aquele menino danado, para que Ele não se machucasse fazendo outras travessuras como aquela.

Ainda demonstrando muito temor pelo que poderia acontecer, com aquela "varinha em Seu calcanhar", mas vendo Sua mãe cansada, a criança divina deixou-Se ser pego pelas costas. Segunda Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, em seu comentário sobre o Sri Damodarastakam, só dessa forma podemos alcançar o Suprema Personalidade de Deus: se Ele mesmo decidir Se entregar, e deixar-Se alcançar pelo nosso esforço devocional.


Mãe Yashoda pensou então o que fazer com aquele menino inquieto, pois ela precisava recomeçar seu trabalho de bater manteiga e concluir outros afazeres domésticos. Como garantir que Ele não se machucaria até ela poder dar-Lhe atenção novamente? Ela buscou então rapidamente uma corda dentro de casa e pensou em amarrá-lO a um graaaande e pesado pilão, que, para qualquer criança normal, garantiria sua imobilidade e segurança (como as mães que "amarram" seus filhos ao pé da mesa enquanto realizam os trabalhos domésticos). Enrolou a corda pelo pilão e pela cintura de Deus, mas na hora de dar o nó... as pontas das cordas não se juntavam! Obviamente, foi buscar mais corda e emendou uma na outra, dando novamente a volta em torno de ambos, e... insuficiente para o nó! Mãe Yashoda começou a ficar confusa. Como isso está acontecendo? Ela presenciava atônita a situação, enrolava mais cordas, tentava dar nós, mas não era possível!

Em sua frente, Aquela pequena criança, paralisada, aguardando o castigo "merecido" por suas traquinagens, observava Sua Mãe. Dela, ele via verter o amor, com o qual ela tentava protejê-lO. E esse amor foi capaz de prendê-lO completamente, inclusive atando repentinamente os nós em volta de Sua barriga, dentro da qual, por duas vezes, Mãe Yashoda havia visto toda a existência material e espiritual, com todos seus universos e entidades vivas, vendo inclusive a si própria com o seu pequeno Damodara nos braços. E isso deixou nossa jovem Mãe mais aturdida ainda: como, com as mesmas cordas, o que não era possível agora já era? Sem ter explicações, e não querendo mais pensar nisso, Mãe Yashoda apressou-se a adiantar o serviço pendente, com seu Damodara agora em "segurança".

Mas não pensem que a história termina aí!! Qual pilão segura esse Menino Deus do corpo azul-dourado? Menino inquieto e experto, lembrou-se das duas árvores Arjunas em seu quintal.

“A Suprema Personalidade de Deus, Sri Krsna, para cumprir a veracidade das palavras de um devoto excepcionalmente proeminente, Narada, lentamente foi para o ponto onde as árvores-gêmeas estavam posicionadas.” (Srimad-Bhagavatam 10.10.24)

Narada Muni havia amaldiçoado Nakulava e Manigriva a nascerem como árvores por causa de sua arrogância. Eles nasceram então como duas árvores Arjuna, de mesma raiz. Mas, como Narada Muni queria apenas corrigí-los, abençou-os a receberem do próprio Krsna krsna-prema-bhakti, amor puro por Deus, ao nascerem no quintal de Nanda Maharaj, pai de Damodara, nosso pequeno travesso.


Agora as árvores gêmeas estavam vivendo no pátio de Nanda Maharaj, e Krsna lembrou-se: "Eu devo satisfazer o desejo de Meu devoto."
Como se levasse uma leve folha, arrastou o pesado pilão atrás de Si, passando entre as duas árvores Arjunas, e derrubando-as com um gigantesco estrondo. Dos enormes troncos estendidos no solo manisfetaram-se as formas resplandecentes dos dois habitantes celestiais, Nakula e Manigriva, que receberam, pela misericórdia do Senhor Damodara e de seu devoto, a benção de prema-bhakti (apenas por serem derrubadas por Seu pilão!).
E foi assim.


Acabei contando mais do que planejava... Tudo isso para lembrar-lhes do auspicioso mês do Senhor Damodara! O primeiro dia é dia 26/10 e o último 24/11.

Procure o Templo de sua cidade para saber da programação.

sua serva,
bhaktin áurea

Nenhum comentário: