domingo, 28 de outubro de 2007

CINEMA QUE PENSA - Apontamentos dos debates

Durante três ou quatro dias este evento do clã Rocha (agora totalmente bancado pelo governo) encabeçado pelo Erik reuniu filmes e figuras em mesas com a presença do ator/diretor de pele escura Zozimo Bubul e o cara-de-fuinha Orlando Senna (secretário do Gil no Ministério).

Foram muitas emoções e algumas discussões que se tornaram bla-bla-bla (como é tendência em qualquer debate de pseuo-comuna-intelectuais). Fala-se muito bonito mas acaba afastando-se do objetivo real (eu acho um saco ter que ouvir o Barretão falar como um antigo guerrilheiro comunista. Vai enganar otário, homem da máfia)

Alguns jovens querendo dar uma de Che - ou Glauber - também foram ao microfone cuspir seus verbos. Alguns aplausos e 'o próximo. tchau!'.

Foi agradável ver ao menos que o Erik tem boa vontade e quer ser um pouquinho como o pai mas infelizmente foi mal educado na condição pomposa em que naceu e tem mais imagem do que verborragia.
Depois dessa introdução casca-grossa colocarei aqui meus apontamentos dos debates que estive.


DIA 1:

ontem as maquinas eram escravas
o homem hoje torna-se escravo
do progresso tecnológico
violenta e técnica

a arte não é a lua
mas a maneira como se
aponta para ela

as discussões filosofo-
politico-
cultural
e a prática audiovisual
devem ir também pro subúrbio

Cinema
Língüa
Portuguêsa

Deixar de só sê-lo
e ser atitude

O que é a arte?


DIA 2:

Leão de Sete Cabeças
Idra
Cortar as cabeças das feras

a síntese da imagem fílmica
é feita pela inteligência e
sensibilidade do espectador (sujeito)

Algo sempre em obra em um filme:
a Verdade.

...

Walter Benjamin
A Obra de Arte ante sua Reprodutibilidade (Estética?)
Estética - Teoria das Sensações

Kant - Estética Moderna (texto: ... Julgar)

O Cinema é a arte que representa
a vida do homem urbano

"A corrente impetuosa é violenta" Brecht (teatro)

" O Cinema tem que chegar pra população"

A violencia está atrelada a lógica da economia
a impossibilidade da produção criativa popular
pela ditadura do Estado e da mídia de massa repressores

...

imagem-corpo-medicina-reprodução
imagem do movimento do corpo: Esporte

No 1º cinema se pagava para ver
um casal de beijando, um espirro

o estatuto da imagem é antropo-mórfico
e procura identificações

Corpo como parâmetro
Cronenberg, D.


Dia 3:

Cinema Revolucionário/Comercial:

"Ouvir o que o bosque diz. Não simplesmente passar por ele" Brecht

Subjetividade - a deixa para a escolha subjetiva do espectador

W.B.-"Apenas o incompleto pode ser pensado. O completo é para ser consumido"

Realidade dada - narrativa fechada

A imagem (onírico) é pré-verbal. O pensamento é verbal.

A obra deve corresponder aos delírios do autor para ser obra de arte.

ZOZIMO - Centro Afro-carioca

LIVRO - Rosselini=Homem Arte Escravo.


CINEMA QUE PENSA
Odeon BR - Set07.
by edp
finis.

Nenhum comentário: