Durante três ou quatro dias este evento do clã Rocha (agora totalmente bancado pelo governo) encabeçado pelo Erik reuniu filmes e figuras em mesas com a presença do ator/diretor de pele escura Zozimo Bubul e o cara-de-fuinha Orlando Senna (secretário do Gil no Ministério).
Foram muitas emoções e algumas discussões que se tornaram bla-bla-bla (como é tendência em qualquer debate de pseuo-comuna-intelectuais). Fala-se muito bonito mas acaba afastando-se do objetivo real (eu acho um saco ter que ouvir o Barretão falar como um antigo guerrilheiro comunista. Vai enganar otário, homem da máfia)
Alguns jovens querendo dar uma de Che - ou Glauber - também foram ao microfone cuspir seus verbos. Alguns aplausos e 'o próximo. tchau!'.
Foi agradável ver ao menos que o Erik tem boa vontade e quer ser um pouquinho como o pai mas infelizmente foi mal educado na condição pomposa em que naceu e tem mais imagem do que verborragia.
Depois dessa introdução casca-grossa colocarei aqui meus apontamentos dos debates que estive.
DIA 1:
ontem as maquinas eram escravas
o homem hoje torna-se escravo
do progresso tecnológico
violenta e técnica
a arte não é a lua
mas a maneira como se
aponta para ela
as discussões filosofo-
politico-
cultural
e a prática audiovisual
devem ir também pro subúrbio
Cinema
Língüa
Portuguêsa
Deixar de só sê-lo
e ser atitude
O que é a arte?
DIA 2:
Leão de Sete Cabeças
Idra
Cortar as cabeças das feras
a síntese da imagem fílmica
é feita pela inteligência e
sensibilidade do espectador (sujeito)
Algo sempre em obra em um filme:
a Verdade.
...
Walter Benjamin
A Obra de Arte ante sua Reprodutibilidade (Estética?)
Estética - Teoria das Sensações
Kant - Estética Moderna (texto: ... Julgar)
O Cinema é a arte que representa
a vida do homem urbano
"A corrente impetuosa é violenta" Brecht (teatro)
" O Cinema tem que chegar pra população"
A violencia está atrelada a lógica da economia
a impossibilidade da produção criativa popular
pela ditadura do Estado e da mídia de massa repressores
...
imagem-corpo-medicina-reprodução
imagem do movimento do corpo: Esporte
No 1º cinema se pagava para ver
um casal de beijando, um espirro
o estatuto da imagem é antropo-mórfico
e procura identificações
Corpo como parâmetro
Cronenberg, D.
Dia 3:
Cinema Revolucionário/Comercial:
"Ouvir o que o bosque diz. Não simplesmente passar por ele" Brecht
Subjetividade - a deixa para a escolha subjetiva do espectador
W.B.-"Apenas o incompleto pode ser pensado. O completo é para ser consumido"
Realidade dada - narrativa fechada
A imagem (onírico) é pré-verbal. O pensamento é verbal.
A obra deve corresponder aos delírios do autor para ser obra de arte.
ZOZIMO - Centro Afro-carioca
LIVRO - Rosselini=Homem Arte Escravo.
CINEMA QUE PENSA
Odeon BR - Set07.
by edp
finis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário