sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Srila Prabhupada Tirobhava – Dia 13 de Novembro

enviado por Purushatraya Swami em 2003



Tirobhava



Srila Prabhupada explica: “Avirbhava e tirobhava. Aparecimento e desaparecimento. Tal como o nascer do sol e o por do sol... Quando o sol se põe, isso não significa que ele acabou. Somente não está visível a nossos olhos. O mesmo ocorre com o aparecimento e desaparecimento de uma encarnação de Deus ou de um devoto puro do Senhor.”



Nitya-lila-pravistha



Srila Prabhupada explica: “Nós meditamos nos passatempos de Krishna com o intuito de sermos introduzidos em seus passatempos eternos, em Goloka Vrindávana. Isso é nitya-lila-pravistha.”



Ao deixar esse mundo, um devoto puro é considerado “nitya-lila-pravistha” pois, estando totalmente livre do condicionamento material, alcança o privilegio de participar eternamente nos passatempos transcendentais de Sri Sri Radha-Krishna.


O devoto puro de Krishna Srila Prabhupada na magnífica vyasasana do Krishna-Balarama Mandir de Vrindávana.



“Engana-se quem afirma que um Vaishnava morre, quando ele está ainda vivendo no som! O Vaishnava morre para viver, e vivendo dedica-se sempre em espalhar os santos nomes por todo a parte.” (Esse verso foi composto por Srila Bhaktivinoda Thakura e está exibido no samadhi de Srila Haridasa Thakura em Sri Purushottama Kshera, Jagannatha Puri).


Srila Prabhupada participando da celebração do Janmastami, aparecimento do Senhor Krishna, no Radha-Damodara Mandir, em Vrindávana. Isso ocorreu em 1964, antes de Srila Prabhupada ter vindo pregar no Ocidente.



Logo após a partida de Prabhupada, S.S. Srila Sridhara Maharaj, acharya exponencial de Missão Gaudiya, em entrevista a S.S. Satsvarupa Maharaj, autor do Srila Prabhupada Lilamrta, expressou-se com as seguintes palavras sobre seu irmão espiritual, Srila Prabhupada:



“Eu estaria imensamente orgulhoso de suas atividades, e tenho ouvido que muitos membros proeminentes da Missão Gaudiya também apreciaram muitíssimo. O que ele realizou foi um feito maravilhoso e sobre-humano. Um sucesso.. E em tão curto tempo!... Certamente, um poder divino esteve agindo através dele. Tanto sucesso!... Não seria possível de outra forma. Essa é minha opinião e convicção. Assombroso!... Não somente impressionante, mas assombroso... O que tinha meramente começado, ele desenvolveu até à máxima dimensão. Srila Bhaktivinoda Thakura profetizou, e também Gouranga Mahaprabhu: “Um dia virá em que intelectuais ocidentais afluirão sob a bandeira de Mahaprabhu”. Os ensinamentos de Sri Caitanya são tão claros, tão graves e tão naturais que as pessoas, no devido tempo, reconhecerão sua grandeza. Srila Bhaktisiddhanta Prabhupada tinha também enviado alguns discípulos para pregarem no Ocidente, mas, inesperadamente, depois de sua partida, esse único discípulo alcançou tanto sucesso, tornou-se tão glorioso, e nós estamos todos orgulhosos disso, muitíssimo orgulhosos. Hare Krishna! Gaura Hari!”


Srila Prabhupada diante das deidades, no recém inaugurado Sri Krishna-Balarama Mandir (1975).



Srila Bhaktisiddhanta, mestre espiritual de Prabhupada, um pouco antes de partir desse mundo disse: “Eu certamemte devo ter causado problemas nas mentes de muita gente. Alguém pode inclusive pensar que sou seu inimigo porque, por serviço e devoção à Verdade Absoluta, fui obrigado a falar a verdade diretamente e sem rodeios. Fiz isso exclusivamente com o intuito de tentar dar-lhes Krishna e devoção imotivada a Ele. Espero que algum dia possa ser compreendido”. Srila Prabhupada fez similar declaração em seus dias finais.


De volta a Vrindavana, pela primeira vez depois de ter ido ao Ocidente, Srila Prabhupada fez questão de se alojar em seu antigo quarto no Radha-Damodara Mandir. Aqui o vemos, relaxado, conversando com dois Vrajavasis (habitantes de Vrindavana).



“Se você considera-se devedor para comigo”, Srila Prabhupada disse, “então você deve pregar vigorosamente tal como eu. Este é a forma correta de retribuir-me. É um fato de que ninguém pode pagar o seu débito para com o mestre espiritual, mas o mestre espiritual fica muito satisfeito com essa atitude do discípulo”.


Famosa série de aulas sobre o Néctar da Devoção (Sri Bhaktirasamrta-sindhu) dadas junto ao samadhi de Srila Rupa Gosvami, Radha-Damodara Mandir, em 1972.



O Senhor Caitanya é a mais misericordiosa encarnação porque Ele nos revela Radha e Krishna. Srimati Radharani é mais misericordiosa que o próprio Krishna porque Ela nos introduz a Krishna. Srila Prabhupada é o principal recipiente e distribuidor da misericórdia do Senhor Caitanya pois difundiu Seu movimento de sankiratana por todo o mundo. Srila Prabhupada deu-nos Sri Caitanya Mahaprabhu, Srimati Radharani e Rasaraja Sri Krishna. Quem pode, então, ser mais misericordioso?


Srila Prabhupada banha-se no rio Yamuna.



bhavantam evanucaran nirantarah

prashanta-nihshesha-mano-rathantarah

kadaham aikantika-nitya-kinkarah

praharshayishyami sanatha-jivitam



“Somente pelo constante serviço a vós tornamo-nos pacíficos, pois ficamos livres de todos os desejos materiais. Quando me tornarei seu exclusivo e eterno servo e desfrutarei da inspiradora associação de meu mestre?” (Caitanya Caritamrta, Madhya-lia, 1.206).


Srila Prabhupada estava deitado no lado direito dessa cama, em seu quarto no Krishna-Balarama Mandir, em Vrindavana, quando partiu desse mundo.



sri-guru-carana-padma, kevala-bhakati-sadma,

bando mui savadhana mate



“Os pés de lótus de Srila Prabhupada são a morada do serviço devocional puro. Prosto-me a seus pés com grande respeito e atenção.”



jahara prasade bhai, ei bhava tariya jai,

krishna-prapti hoy jaha ha ’te



“Por sua graça podemos cruzar o oceano da existência material e alcançar Krishna.”



ha ha prabhu koro doya, deho more pada-chaya



“Ó mestre! Seja misericordioso e conceda-me a sombra de seus pés de lótus.”


Srila Prabhupada carana-padma.



Purushatraya Swami

e-mail: pswami@goura.com.br

Nenhum comentário: