terça-feira, 11 de dezembro de 2007

CD “Chant And Be Happy - The London Radha-Krishna Temple” (George Harrison)

escrito por Eliton Tomasi


Esse álbum não é apenas o reflexo de um movimento [Hare Krishna] ou da orientação espiritual de George Harrison. Esse álbum representa toda uma época. Uma época onde o rock tinha um significado maior do que ser apenas um produto de consumo. Uma época onde as pessoas que apreciavam rock também clamavam por paz e amor. Muita coisa mudou desde então, porém, outras são imutáveis.


Lançado em abril de 1970 pela própria Apple Records [gravadora dos Beatles] e produzido por George Harrison, Radha Krishna Temple era um álbum que trazia canções devocionais vaishnavas [cantadas por devotos de Krishna] com o próprio Harrison tocando guitarra, baixo e harmônio. Os demais músicos que o acompanham são os próprios devotos de Krishna do Radha Krishna Temple de Londres: Tamal Krishna Goswami na flauta e Harivilas Oud, Yamuna, Jivananda, Lilavati, Yogesvara nos vocais, mrdanga e kartals. Para orientação, essas canções devocionais, também conhecidas como bhajans, são cantadas para purificação e realização espiritual. A mais conhecida entre elas é o mantra Hare Krishna (maha-mantra) - Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare – e são cantadas e tocadas com ritmos e instrumentos indianos.

Depois de ter tocado sitar em Help! e de ter ganho um livro sobre Hinduismo numa praia nas Bahamas, George Harrison começou a se interessar por filosofia oriental e misticismo – o que o levou a viajar pra Índia e conhecer pessoalmente o grande mestre de sitar, Ravi Shankar. Em 1967, quando os Beatles estavam lançando o seminal Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, George conheceu o guru indiano Maharish Mahesh Yogi. Mais tarde no mesmo ano, George levou todos os outros três Beatles até Rishikesh, na Índia, para que eles também conhecessem o guru que era especialista em técnicas de meditação.


George Harrison já era um simpatizante do Movimento para a Consciência de Krishna quando conheceu o seu líder, A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Mas foi somente em 1969 que a relação entre George e o movimento de Prabhupada se estreitaram ainda mais. George, Paul e Linda McCartney e o baterista Ginger Baker [Cream] juntamente com o Radha Krishna Temple gravaram nos próprios estúdios da Apple uma versão para o maha-mantra “Hare Krishna” e a música “Govinda”. Ambas foram lançadas como singles e tocadas a exaustão nas rádios naquela época. Também permaneceram por muito tempo na primeira posição dos charts europeus e asiáticos.

O líder do movimento, Swami Prabhupada, passou a admirar bastante George Harrison. Num dos encontros entre os dois, quando George perguntou a Prabhupada se ele deveria raspar a cabeça e passar a freqüentar um templo Hare Krishna, Prabhupada respondeu que George poderia fazer mais por Krishna se continuasse sua carreira de músico. E depois de ter ajudado os devotos de Krishna a gravar o álbum completo que mais tarde seria conhecido como Chant And Be Happy - The London Radha-Krishna Temple, George gravaria em 1971 o álbum All Things Must Pass que reuniu dois clássicos de sua carreira-solo – “My Sweet Lord” e “Living In The Material World” – que foram inspirados nos ensinamentos de Prabhupada, assim como a “Here Comes The Sun”, do Abbey Road, dos Beatles.

George Harrison teve uma importância seminal na difusão do Movimento para a Consciência de Krishna no ocidente. Aliás, Bhaktivinoda Thakur, o primeiro mestre a disseminar os ensinamentos da cultura vaishnava, fez uma previsão entre o final do século 19 e começo do século 20, de que um dia o maha-mantra e as canções devocionais de Krishna seriam cantadas em todo o mundo a partir de ritmos e línguas locais. George Harrison foi providencial nesse sentido. Prabhupada, quando ouviu pela primeira vez a versão de George Harrison para “Govinda”, caiu em lágrimas e ordenou que a música fosse tocada todas as manhãs em todos os templos Hare Krishna do mundo. Isso é feito até os dias de hoje.


Seja você um devoto vaishnava, fã dos Beatles ou apenas apreciador de boa música com vibrações positivas, Chant And Be Happy - The London Radha-Krishna Temple é um disco que você precisa ouvir. Não é difícil de encontrar para venda e nem para download. Se lhe interessou, dê preferência para a versão canadense do álbum que ainda traz como bônus a faixa "Prayer to the Spiritual Masters" que nada mais é do que o registro de uma conversa entre George, John Lennon e Yoko Ono com o Swami Prabhupada gravada em setembro de 1969 na mansão de Lennon no Tittenhurst Park, na Inglaterra. Inclusive já comentei sobre o livro que traz essa conversa transcrita - “Em Busca da Liberação” [ver dica cultural da edição 44]. HARE KRISHNA.



“Chant And Be Happy - The London Radha-Krishna Temple”
(Todos os arranjos por Mukunda Goswami)
1- "Govinda" – 4:43
2- "Sri Guruvastak" – 3:12
3- "Bhaja Bhakata-Arotrika" – 8:24
4- "Hare Krsna Mantra" – 3:33
5- "Sri Ishopanishad" – 4:03
6- "Bhajahu Re Mana" – 8:53
7- "Govinda Jai Jai" – 5:57
Bônus versão canadense: "Prayer to the Spiritual Masters" – 3:59
Legenda Imagens:
Capa 1 e Capa 2: As duas versões de capas do álbum
George Harrison_Carta: Mensagem de George Harrison sobre o movimento Hare Krishna encartada no álbum
George Harrison 1: George Harrison e devotos de Krishna britânicos

Compre este CD (agora Godess of Fortune), clicando aqui!

download:
George Harrison And The Radha-Krishna Temple - Goddess of Fortune.rar

Um comentário:

Trindade disse...

A música e filosofia dos anos 60 tiveram tremenda influência sobre milhões de adolescentes, jovens, estudantes universitários e adultos, encorajando-os ao uso das drogas ilícitas, crenças (como karma e reencarnação) e práticas da Nova Era (como meditação mística do oriente). Coisas estas que em nada contribuíram para melhorar o nosso mundo. Até muito pelo contrário. Qualquer bom observador poderá ver isto.

RESULTADO:
Uma humanidade mentalmente doente, famílias destruídas, valores morais corrompidos, homossexualidade manifesta ou reprimida, rebelião de feminismo antinatural, consumo de drogas , mocidades furiosas sem direção, que não respeitam hierarquias, nações convulsionadas, pedofilia, lascívia irracional e todo o outro tipo de aberrações existentes.

Veja o depoimente da ex esposa de Harrison e vocês poderão compreender melhor os malefícios que estas filosofias da Índia podem provocar nas pessoas(isso sim pode ser chamado de uma religião) Só uma informação aos descrentes: CRISTO a afirma que Ele é o próprio DEUS, quem diz que Ele é um guia está muito mal informado. JESUS CRISTO é DEUS e se tornou Homem para nos salvar.
Ele é O caminho, A verdade e A vida.