sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Assembléia Anarquista de Ottawa - O que aconteceu?

[AGP-Brasil] [Canadá]

A terceira Assembléia Anarquista de Ottawa (OAA) foi realizada neste dia 17 de novembro, nessa cidade que é a capital do Canadá. Havia mais de cinqüenta pessoas participando e representantes de 17 grupos locais libertários. Entre os grupos da cidade representados estavam: Trabalhadores Industriais do Mundo (IWW), Grupo de Discussão Anarquista, Movimento de Solidariedade ao/às Indígenas de Ottawa, Sindicato do/as Esmoleiro/as/Copwatch (contra a violência policial), Ação Global dos Povos (AGP) de Ottawa, Exile Infoshop, Comitê Não 2010 (contra as olimpíadas), Cinema Política de Ottawa, O Garden-Spot, República dos Povos das Delícias, Massa Crítica, Ticket Defense, Centro de Mídia Independente, Triangle Trash (grupo de ativistas "queers" radicais anti-discriminação), Causa Comum, Momentos de Herança Alternativos, Médico/as de Ação de Ottawa, e o Desescolarizando a Sociedade/nãoEscolarizando a Opressão. Todos os grupos fizeram breves apresentações sobre seus atuais projetos para a assembléia. Um grupo funcional foi formado para organizar a próxima assembléia que será realizada daqui a três meses.

A assembléia adotou uma unidade base fundamentada num esboço que foi criado por um comitê formado no encontro anterior.

Isto foi seguido de uma sessão de “agitação mental” sobre o quê nossas comunidades e grupos necessitam. Quatro âmbitos principais foram identificados.

1) Apoio e Trabalho em Rede. Um esforço de organização comum para o "Dia Internacional Contra a Brutalidade Policial" foi sugerido.

2) Lidando Com Conflitos. Um problema corrente dentro do meio anarquista é o de lidar, numa boa maneira, com conflitos. A necessidade de algum tipo de mecanismo/espaço de resolução de conflitos foi identificado. Alguma forma para um/a mediador/a achar pontos de consenso e colocar tudo claro sobre a mesa foi sugerido.

3) Capacitação. Um problema identificado foi o de que muito de nós “levamos para casa” mais do que podemos possivelmente fazer, e então falhamos em chegar ao fim almejado sem desviar sobre nossos próprios compromissos. Precisamos que cada um de nós faça menos, mas faça bem feito. Para nos ajudar a ser mais efetivos em nosso ativismo, uma oficina sobre administração do tempo pessoal será realizada.

4) Diversidade e Aceitação. Algumas barreiras à diversidade foram identificadas, entre elas incluem: a atitude machista de muitos radicais, a de estar muito fechadamente identificado/a com a subcultura punk, a intolerância daqueles que são novos ao anarquismo, o fracasso ao lidar com comportamentos opressivos, as falhas na comunicação com outro/as na comunidade em que vivem, e a inabilidade de usar ambas as línguas, inglesa e francesa. Um passo concreto que será tomado será o de realizar habituais treinamentos anti-opressão.

Mais infos da Ottawa Anarchist Assembly (OAA), suas bases de união e acordos, em: www.oaa.roadnetwork.org


Tradução: Marcelo Yokoi

Nenhum comentário: