quinta-feira, 27 de setembro de 2007

SRIMAD -BHAGAVATAM CANTO 11, CAP 11 VERSOS 29-32

HARE KRISHNA
TODAS AS GLORIAS A SRILA PRABHUPADA

SRIMAD -BHAGAVATAM CANTO 11, CAP 11 VERSOS 29-32


A Suprema Persolanildade de Deus disse : Ó Uddhava, uma pesoa santa é misericordiosa e nunca fere os outros. Mesmo que estes sejam agressivos , ele é tolerante e clemente para com todas as entidades vivas .Sua força e propósito de vida vêm da própria verdade , esta livre de toda inveja e ciúme , e sua mente é equanime na felicidade e no sofrimento materiais . Assim, ele dedica seu tempo ao trabalho para o bem estar de todos . Sua inteligência nunca se deixa confundir pelos desejos materiais, e ele tem controle sobre os sentidos.Seus comportamento é sempre agradável , nunca áspero e sempre exemplar , e ele esta livre do sentido de propriedade.Jamais se esforça em atividades mundanas e ordinárias e controla estritamente o comer.Por isso sempre permanece tranquilo e estavel. Uma pessoa santa é reflexiva e Me aceita como seu único abrigo .Tal pessoa é muito cautelosa na execuçao de seus deveres e nunca esta sujeita a transformaçoes superficiais , porque é estavel e nobre , mesmo numa situaçao aflitiva .Ele denominou as seis qualidades materiais-a saber, fome , sede, lamentaçao, ilusao , velhice e morte.Esta livre de todo o desejo de prestígio e eferece honra aos demais.É perito em reavivar a consciencia de Krishna dos outros e por isso jamais engana alguém.É, antes , um amigo benquerente de todos , sendo muito misericordioso.Semelhante pessoa santa deve ser considerado o mais erudito dos homens .Ele entende perefeitamente que os deveres religiosos ordinários prescritos por Mim em várias escrituras védicas possuem qualidades favoráveis que purificam o executante, e sabe que negligenciar esses deveres constitui discrepância na vida de alguém .Tendo aceitado o completo refúgio de Meus pés de lótus , todavia, a pessoa santa renuncia por fim a tais deveres religiosos ordinários e apenas Me adora .Ele é assim considerado a melhor de todas as entidades vivas .

(2)akrta-droha. Mesmo que alguém seja ofensivo para com o devoto, este nao revida tal ofensa.De fato , ele nunca age contra o interesse de nenhuma entidade viva.........O devoto jamais usa sua mente , corpo ou palavras para praticar algum ato prejudicial ao bem -estar de qualquer entidade viva.
(3) titiksu. O devoto perdoa e esquece qualquer ofensa contra si mesmo. O vaisnava pessoalmente é desapegado de seu corpo material que de fato é feito de pus, fezes , sangue , etc .Por isso , o devoto é capaz de tolerar o comportamento antipático com o qual ele as vezes se depara no decurso do trabalho de pregaçao e sempre lida com as pessoas como um perfeito cavalheiro .O vaisnava canta em voz alta o santo nome do Senhor e tolera e perdoa aquelas caídas almas condicionadas incapazes de relacionar-se adequadamente com o devoto puro.
(5)anavadyatma . O devoto sabe que o mundo material é uma fantasmagoria temporária e por isso nao inveja a ninguém em nenhuma situaçao material .Ele nunca tenta agitar os outros ou criticá-los sem necessidade.

Nenhum comentário: