quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Radhastami - Aparecimento de Srimati Radharani

Todas as glórias a Srila Prabhupada!

A ISKCON Rio tem o imenso prazer em convidá-los para participarem do festival de Radhastami, na próxima quarta-feira, 19 de setembro, a partir das 18:00h. O palestrante desta noite especial é o devoto e músico da Républica Tcheca, Nitai Pada Kamala das, que reside no Brasil há alguns anos.
Radhastami é a festa em homenagem a Srimati Radharani - principal gopi de Vrindavana - que se relaciona com Krishna no mais refinado êxtase transcendental. Seu amor por Krishna é considerado inimaginável, ilimitado e incomparável. Sua beleza é descrita como superior a de milhões de cupidos. (Veja o Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila, capítulo 4)



“Radharani não é uma pessoa diferente de Krishna ou, de outra forma, Ela é igual e diferente d’Ele. Como duas pessoas poderiam ser uma, ou como uma poderia ser duas? Um exemplo simples ilustra como isto é possível. O sol não pode existir sem a luz solar, nem esta última pode existir sem o sol. Podemos dizer “O sol está em meu quarto” – mesmo que o sol esteja há milhões de quilômetros de distância -, porque o sol aparece sob a forma de sua energia. Pela mesma razão, a energia (o brilho solar) e o energético (o sol) são simultaneamente um e diferentes. Da mesma forma, Radha e Krishna são iguais e diferentes ao mesmo tempo. Krishna, o Senhor auto-refulgente, é a Personalidade Suprema de Deus, enquanto que Srimati Radharani é Sua energia suprema de prazer. Juntos, eles formam a Verdade Absoluta completa. ” Por Jayadvaita Swami (Fonte: Amigos de Krishna)


PROGRAMAÇÃO CULTURAL:
18:00h - Bhajans (músicas devocionais)
19:30h – Palestra sobre Radhastami com Nitai Pada Kamala das
20:30h – Kirtan
21:15h – Distribuição do jantar lacto-vegetariano (prasadam) + Show com Vraja Vasi das e Krsna Govinda das



Quem É a Mocinha Que Está Com Krishna? Por Jayadvaita Swami

Quando as pessoas vêem a gravura como a que está reproduzida acima, elas costumam perguntar: Quem é a mocinha que está com Krishna?
A resposta é que Ela é Srimati Radharani, a potência de prazer de Krishna. Os devotos do movimento da consciência de Krishna tentam humildemente glorificar a Srimati Radharani porque, com Sua misericórdia, pode-se avançar muitíssimo em consciência de Krishna.

O Que é a Potência de Prazer?

Naturalmente, todos desejam sentir prazer, mas ninguém é totalmente independente para obter satisfação. Para satisfazer nossos desejos, necessitamos da associação às outras pessoas. Costumamos usar a expressão "sentir prazer consigo próprio", mas nossa satisfação é maior quando estamos em boa companhia. Na verdade, a maioria
das pessoas acharia a solidão prolongada praticamente insuportável.
Entretanto, Krishna, o Senhor Supremo, por ser a fonte de tudo, é totalmente independente. Ele é independente em Sua existência, Seu conhecimento e Seu prazer, pois tudo é sustentado por Ele, assim como as pérolas estão ensartadas num cordão.
Por esta razão, Krishna não precisa de coisa alguma ou de alguém. De certa forma, como Ele é tudo, ninguém existe fora d'Ele. Conseqüentemente, quando Krishna deseja ter prazer, Ele expande sua potência ou energia interna que Lhe traz satisfação. Esta potência é uma pessoa. Seu nome é Srimati Radharani.

Os pès de Radharani:




Na era em que vivemos, o processo mais recomendado para atingir a perfeição é cantar o mantra Hare Krishna: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Krishna e Rama são nomes do Senhor e Hare é o vocativo de Hara, a potência de prazer do Senhor: Srimati Radharani.
Como almas espirituais, somos originalmente energia espiritual, mas de uma forma ou de outra caímos neste mundo material de nascimentos e mortes. Contudo, quando nos abrigamos na energia espiritual suprema, Srimati Radharani, voltamos à nossa posição original feliz.
Radharani é a potência que dá prazer transcendental a Krishna. Quando a misericórdia desta potência é derramada sobre uma entidade viva, ela desenvolve amor por Deus e desta forma obtém o prazer mais elevado; e também pode distribuir este prazer aos demais. Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada introduziu este
processo de cantar os santos nomes nos países do ocidente e, agora, isto se espalha por todo o mundo. De acordo com suas palavras "O cantar é exatamente como o choro de uma criança chamando por sua mãe. A mãe Hara [Srimati Radharani] ajuda o devoto a obter a graça do Pai, e o Senhor revela-Se ao devoto que canta sinceramente este
mantra".


Srimati Radharani Ki Jay!!

Nenhum comentário: