terça-feira, 4 de setembro de 2007

Grandes Festivais!

Hare Krishna! Todas as glórias a Srila Prabhupada!

Não percam as grandes datas festivas deste mês de Setembro, em especial Krishna Janmastami (o aparecimento de Krishna) no dia 4, o aparecimento de Srila Prabhupada no dia 5 e Radhastami (o aparecimento de Radharani) no dia 19! Procure um templo em sua cidade ou aproveite para visitar um asrham rural para participar dessas grandes festas transcendentais!




Texto enviado por Maharaja Chandramukha Swami sobre as datas de Setembro:

Nos próximos dias estaremos comemorando as datas mais sagradas de nosso calendário: os aparecimentos de Sri Balarama, Sri Krishna, Srila Prabhupada e Srimati Radharani. Ou seja, trata-se de um momento auspicioso em que os devotos aproveitam para aperfeiçoar seu Sadhana (práticas devocionais) e aumentam a sua motivação espiritual, cantando os santos nomes com mais atenção e dedicação, além de reservar mais tempo para a leitura diária do “Srimad-Bhagavatam”, do livro “Krishna, a Suprema Personalidade de Deus” e dos demais textos transcendentais. É especialmente aconselhável que se visite os lugares sagrados e Templos onde se adora Krishna, como aqui no Brasil temos Nova Gokula, Nova Vrajadhama, Goura Vrindavana, Vrajabhumi etc. Além de experimentar a atmosfera sagrada destes locais, pode-se ter intensa associação dos Vaishnavas e, assim, se absorver em Krishna-katha.



Balarama, o irmão mais novo de Krishna, é considerado a primeira expansão de Krishna e o mestre espiritual original de todos nós. Quando satisfazemos Balarama, o Guru original, Ele nos outorga “Bala”, força para sairmos do atoleiro material e, assim, conseguimos deixar de lado nossos maus hábitos e letargia que tanto impedem o avanço espiritual do devoto. Além disso, seu nome é “Rama” porque Ele oferece o prazer transcendental ao conectar o devoto ao serviço amoroso a Krishna. Neste ano, o Seu aparecimento está marcado para o dia 28 deste mês, na lua cheia, com jejum até meio-dia. Além da data oficial, como em Vrajabhumi tem as Deidaes de Sri Krishna e Balarama instaladas haverá uma grande festa também no dia 1 de Setembro, Sábado.



O Janmastami, o aparecimento de Sri Krishna, neste ano cai no dia 4 de Setembro, uma Terça, quando se prescreve jejum até a meia-noite e no dia seguinte, na Quarta, quando também se comemora Nandotsava, o dia que o pai de Krishna, Nanda Maharaj prepara um grande festival em comemoração do Seu aparecimento, todos os devotos da ISKCON se reúnem nos Templos e demais espaços para celebrar o Vyasa-puja do nosso querido fundador-acharya Srila Prabhupada. Srimati Radharani neste ano cai também numa Quarta, dia 19 de Setembro e se observa jejum até o meio-dia.



Na sua canção “Suddha-bhakata”, Srila Bhaktivinoda Thakura canta “madhava-tithi bhakti janani palani kori...”: “Os dias santos como Janmastami são considerados a mãe da devoção para aqueles devotos que os respeitam...” De fato, estas datas possuem shakti especial. Assim, é importante que mias do que nunca todos visitem os Templos não só para ter o darshan das Deidades e de Prabhupada, mas para prestar algum serviço especial para os aniversariantes. Sabemos que, atualmente, não existem tantos devotos que residem nos Templos, de modo que toda ajuda sincera será bem-vinda. Na verdade, somente através da união dos devotos é possível se preparar um grande festival, com muita prasadam, bhajans, kirtanas, banho das Deidades, palestras, teatros etc. Sri Chaitanya afirmou que se pode render serviço de quatro maneiras: dedicando a vida completa, a inteligência, o tempo e o dinheiro. Aqueles que ainda não estão aptos a se render plenamente, que é grande maioria, pode ou organizar algo especial para estas datas, ou reservar um tempo para prestar algum serviço direto ou sacrificar uma parte do seu dinheiro para dar suporte aos festivais. Além disso, como foi dito no início, é sempre bom aproveitar o momento auspicioso para as leituras e cantos devocionais e demais práticas.


Informativo Amigos de Krishna:
devotos@googlegroups.com

Nenhum comentário: