terça-feira, 23 de março de 2010

Arte e Artesanato produzidos por indígenas da etnia Tenetehara/Guajajara

Artistas e artesãos indígenas da etnia Tenetehara/Guajajara estão exibindo seus trabalhos diariamente, das 14 às 23 horas, na Rio Mundi - Feira Internacional de Artesanato – que se estende até domingo, dia 28/03, no Jockey Club (Praça Santos Dumont, 31, Gávea, Rio de Janeiro).

No stand da etnia Tenetehara (Guajajara) estão acontecendo diariamente oficinas de tear e artesanato, assim como, realiza-se pintura corporal, com motivos étnicos, nos interessados.
O espaço Tenetehara expõe e comercializa bolsas, redes, cestos, colares, brincos, pulseiras, tornozeleiras, prendedores de cabelos, tipóias e maracás.

O artesanato Tenetehara, produzido a partir de matérias primas encontradas na natureza, tais como fibras, sementes, madeira e palha, é admirado por seu apuro estético e pela beleza singular. Com grande valor artístico, os adornos, assim como, os objetos utilitários e ritualísticos em exposição, representam a expressão cultural desse grande povo de Tronco Tupi.

O cantor e Pajé Ximon Tenetehara apresentou-se no último domingo, dia 21/03, acompanhado de Tcharry Tenetehara, com cantos da Festa do Moqueado – com grande sucesso de público. Durante o transcorrer do evento haverá outras apresentações de cantos, danças e rituais dessa etnia que é conhecida como “o Povo do Maracá”.

A Feira Internacional de Artesanato ocorre diariamente, das 14 às 23 horas, no Jockey Club, na Gávea (Praça Santos Dumont, 31), com encerramento no domingo, dia 28/03/2010.

Maiores informações: 021-8676-2843 (Ximon, cantor e Pajé), 021-8293-6216 (Elaíde, artesã) e 021-9504-7517 (Urutau ou José Guajajara, artesão, lingüista e assessor antropológico).


Nenhum comentário: