quinta-feira, 18 de março de 2010

Agressão da Polícia Federal aos Tupinambá


Por favor leiam e repassem!

A ganância e a exploração capitalistas têm mais importância no governo do que a sobrevivência física e cultural dos nossos povos, é lamentável, sob todos os aspectos a negação do direito á saúde e educação dos povos que ainda dependem do inicio do procedimento de demarcação de suas terras sem que haja a aprovação de Novo Estatuto dos Povos Indígenas.Foram muitas liminares concedidas em favor de invasores e para a expulsão de indígenas de suas terras, como está acontecendo sistematicamente com o povo Tupinambá de Serra do Padeiro, onde o cacique Rosivaldo Silva, conhecido como cacique Babau que foi preso, acusado de tentativa de homicídio, cárcere privado, formação de quadrilha, invasão de propriedade e depredação de bens públicos, por tentar defender o seu espaço de direito. No Congresso Nacional o que está em curso é uma forte articulação política liderada pelas forças do agro negócio com apoio de importantes setores governamentais para restringir os nossos direitos. São numerosas as propostas de emendas constitucionais e projetos de lei que visam suprimir os direitos indígenas principalmente em relação às terras e para o acesso aos recursos naturais.

A conseqüência imediata dessa política, que em nome de um desenvolvimento excludente e depredador e que serve apenas para manter os níveis absurdos de consumo das elites, é a violência praticada contra nossos povos. Aproximadamente 100 índios foram assassinados, comunidades indígenas foram queimadas, mulheres e crianças indígenas ameaçadas de morte e aliados sequestrado sem beira de estrada, impedido de ocupar suas terras já demarcadas. A discriminação ainda pode ser percebida em discursos políticos e ações de órgãos governamentais quando desconsideram o direito á diferença.

Isso pode ser constatado quando se nega o direito territorial indígena na faixa de fronteira, impondo a criação de núcleos urbanos não índios para a garantia da "soberania nacional", quando se nega a identidade dos povos indígena dos povos resistentes e quando a atenção á educação e á saúde específica e diferenciada permanece somente no discurso.

Estamos cansados de enviar documentos e bater nas portas dos gabinetes governamentais sem que haja respostas para a solução dos graves problemas que enfrentamos, apesar de todo esforço de nossas comunidades, povos e organizações, persisitem a omissão, o descaso e a morosidade do governo em garantir a demarcação de nossas terras.


Fonte;Pesquisa;Carta dos Povos Indígenas do Brasil



Paula Kalantã
( indigena e graduada em jornalismo)



Outros linx:

http://www.ecodebate.com.br

http://www.correiocidadania.com.br

http://www.brasildefato.com.br

http://www.webbrasilindigena.org/

http://revistaepoca.globo.com

Nenhum comentário: