sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A Casa de Sandro


Documentário recém-lançado no Festival de Tiradentes que acompanha Sandro Donatello durante 80 minutos de pura fotografia, poesia e sons.

O filme é para pessoas iniciadas em Godard e Tarkovski, fora os mais sinistros que sei o diretor Gustavo Beck também admira.

Posso dizer que o motivo inicial para a realização desse filme é o penúltimo plano/cena/sequência (como preferir), ou seja, o fechamento de uma associação iniciada com a produção da tela pintada pelo personagem do primeiro curta do diretor (Hera, 2005).

Eu tive a honra de registrar o som direto do filme. Quando chegou o DAT aí é que eu finalmente saí gravando tudo o que achava ao redor dA Casa de Sandro: de insetos aos cachorros do vizinho, de goteiras ao riacho do terreno, de passaros ao gado visitante, vento, chuva, ambientes da casa, móveis, dia, noite, madrugada...

Não pude estar todo o tempo onde a camera estava por conta dos horários puxados de gravação (que iam de 5am até 21pm) e pelo improviso na escolha do material (quando via já estavam gravando).
Muita coisa foi captada só com o microfone imbutido. Como a proposta era ser o menos 'agressivo' possível na abordagem, várias vezes eu posicionava o mic e saía para dar mais liberdade a equipe de fotografia e ao personagem.


Agradeço ao Renna pelo elogio no dia do debate (eu não tinha nada a acrescentar ali além do que já era exposto por Beck e Sandro e passei a fala do som para o finalizador deste). Infelizmente não pude estar na finalização por não rolar verba da produtora para tal (o custo saiu do bolso do Gustavo e eu não tinha $ pra ir pra sampa).


A projeção no Cine-Tenda em Tiradentes ficou aquém do esperado pois o som 5.1 saiu em 2.0 - isso vai ser problema recorrente em mostras nacionais.

Não há que se negar boa parte da platéia saiu antes do fim, mas isso não quer dizer nada senão que o público está por demais acostumado com a linguagem televisiva e filmes blockbuster que enchem prateleiras.


Bem, agora é esperar novas projeções e opiniões desse público distinto: o que vê TV demais e o que fala deveras difícil, sô!...


Aqui disponibilizo algumas críticas que achei no pai-dos-internautas:


http://www.adnews.com.br/cultura

...

http://www.revistamoviola.com
por Paulo Ricardo de Almeida

...

in loco - mostra de tiradentes 2009/Quarto dia: O esvaziamento do afeto
por Fábio Andrade

...

http://www.pilulapop.com.br/F de Fuga
por Daniel

Nenhum comentário: