terça-feira, 4 de março de 2008

Sri Isvara Puri


"madhavendra puri-bara, sisya-bara sri-isvara,
nityananda sri-advaita vibhu
isvara-purike dhanya, korilen sri-caitanya,
jagad-guru gaura mahaprabhu"
**


Sri Isvara Puri era o mais proeminente discípulo sannyasa do grande Sri Madhavendra Puri, cujos discípulos eram os avataras Sri Nityananda Prabhu e Sri Advaita Acarya. Sri Caitanya Mahaprabhu, o Senhor Dourado e preceptor spiritual de todos os mundos, fez Isvara Puri muitíssimo afortunado por aceitá-lo como diksa guru.

Embora o Senhor Caitanya, a Suprema Personalidade de Deus, não precisasse de um mestre espiritual, Ele aceitou Srila Isvara Puri como Seu guru para estabelecer a importância de se aceitar um mestre espiritual. (Veja o Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila 9.11)

O conhecimento transcendental dos Vedas foi primeiramente comunicado por Deus a Brahma, o criador deste universo particular. De Brahma o conhecimento desceu para Narada, de Narada para Vyasadeva, de Vyasadeva para Madhava, e, neste processo de sucessão discipular, o conhecimento transcendental foi transmitido por um discípulo a outro até chegar ao Senhor Gouranga, Sri Krishna Chaitanya, que representou o papel de discípulo e sucessor de Sri Isvara Puri. O atual Acharyadeva é o décimo representante discipular de Sri Rupa Goswami, o representante original do Senhor Chaitanya que pregou esta tradição transcendental em sua plenitude. O conhecimento que recebemos de nosso Gurudeva não é diferente daquele comunicado pelo próprio Deus e pela sucessão dos acharyas na linha preceptoral de Brahma. Adoramos este dia auspicioso como Sri Vyasa-puja-tithi, porque o acharya é o representante vivo de Vyasadeva, o divino compilador dos Vedas, Puranas, Bhagavad-gita, Mahabharata e Srimad-Bhagavatam.

Embora o desejo por fama e reconhecimento seja a causa de todos os anarthas, ele pode ser classificado como uma fraqueza interior. Para nos auxiliar a cortar esse mal pela raiz, Krsna diz que devemos oferecer serviço – mesmo serviço subalterno – aos devotos do Senhor. Ao longo da história Vaisnava, aspirantes espirituais receberam a misericórdia de Krsna através de tal serviço. Isvara Puri limpava as secreções do corpo de seu guru inválido.

http://harmonista.scsmath.org/harmonistanova/artigos/SP/cavalheiros.html
http://kadamba.multiply.com/journal/item/11

** - 'Sri Guru-Parampara'. Estrofe 5
(Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Prabhupada)

Nenhum comentário: