terça-feira, 25 de março de 2008

Instruções do Guru (2)

" A habilidade do estudante para de fato compreender a mensagem das escrituras depende do favorecimento do mestre espiritual autêntico”.
Bhakti Vikasa Swami



Alguns devotos e simpatizantes do movimento questionam por que Srila Prabhupada impôs tão alto padrão devocional para os devotos serem iniciados. Ao invés de dezesseis voltas de japa, poderiam ser quatro... Por que tanta ênfase nos quatro princípios regulativos? Ser vegetariano não bastaria?... Eles dizem que esses requisitos seriam para aqueles que desejam ser monges, o que, hoje em dia, é cada vez mais raro; que se o padrão de iniciação não fosse tão rígido, muitos mais devotos poderiam ser iniciados; que muitos seguem estritamente o padrão na iniciação, mas depois relaxam e não conseguem se manter os votos; que aqueles que, depois de iniciados, não conseguem, por vários motivos, seguir a votos feitos na hora da iniciação, ficam com certo sentimento de culpa, ficam frustrados ou cínicos, e outras reações psicológicas anormais. Todos esses argumentos são revestidos de certa dose de lógica e têm, também, sempre alguns exemplos que os comprovam. A dúvida, então, fica: Estaria Srila Prabhupada errado? Estaria ele exagerando? Não seriam esses requisitos para iniciação algo fora da realidade de nosso tempo?

Esse tema é realmente muito sensitivo e requer bastante sobriedade para ser compreendido. Maya, por sua vez, torna-se cada vez mais poderosa e ousada. Ainda por cima, nosso movimento, embora muito bem sucedido em muitas partes do mundo, ainda não é uma instituição completamente forte e super organizada para ter todas as armas para enfrentar maya, particularmente aqui no Brasil. Ainda não temos condições físicas para dar abrigo a todos que gostariam de participar de uma comunidade, principalmente àqueles já com família constituída.

Apesar de tudo isso e considerando-se todos esses fatores, no fim de tudo a conclusão que fica é que o mais sensato é, sem dúvida, manter tudo o que Srila Prabhupada idealizou para a sua missão e não tratar de modificar o padrão por ele estabelecido. Qual é a garantia de que qualquer mudança seria efetiva? Não há nenhuma garantia. O mais provável seria que a situação poderia piorar se alterássemos as instruções de Prabhupada.

Srila Prabhupada é um achárya dotado de poder por Krishna. Não fosse isso, ele não teria a shakti para espalhar a consciência de Krishna por todo o mundo. Portanto, o melhor para nós é segui-lo. Srila Prabhupada idealizou uma sociedade internacional de devotos de alto nível, que tivessem a oportunidade de praticar o serviço devocional por toda a vida. Ele construiu uma sociedade de devotos interessados em auto-realização. Ele não se contentou em estabelecer uma instituição com uma religiosidade cosmética, simplesmente para agradar o público e coletar muito dinheiro. Não!_ ele desejava ardentemente que seus discípulos e seguidores tornassem devotos puros e alcançassem a liberação nessa vida. Ele deu todas as garantias para isso.

Srila Prabhupada nos deu o padrão ideal para um vaishnava. É muito importante ter sempre um ideal elevado na vida. Temos sempre que perseguir a perfeição. A perfeição é difícil de ser atingida? Sim, com certeza, mas não devemos desistir. Os devotos que são iniciados devem ter essa experiência: “Sou capaz de cantar 16 voltas de japa diárias e seguir os quatro princípios”. É muito importante ter essa experiência. Se o padrão exigido fosse baixo_ a gente sabe como as coisas são_ a maioria ficaria acomodada nesse padrão eternamente.

Temos que entender que consciência de Krishna é um processo de auto-realização e auto-realização exige certo esforço e muita determinação. Alguém pode argumentar: “Mas isso traz certa ansiedade”. Sim, mas essa ansiedade é natural e benéfica, não é uma ansiedade neurótica. Os pais responsáveis, por exemplo, têm muita ansiedade para educar propriamente os filhos. Isso é natural e benéfico.

Certos devotos, depois de iniciados, têm dificuldades de manter os votos. Isso é um fato. Que podemos fazer? Krishna, no coração, como Paramatma, está acompanhando a trajetória do devoto e sabe qual é o grau de sinceridade que cada um tem. Quanto a nós, ficamos orando a Krishna e tentamos ajudar para ele ou ela possa retornar ao padrão ideal. O importante é não perder de vista a meta última da vida. Deve-se procurar estar sempre em associação com os devotos, ler constantemente os livros de Srila Prabhupada, oferecer o alimento, observar as celebrações nos dias sagrados, como Janmastami, Goura-purnima, etc._ essas são apenas alguns dos requisitos para uma vida espiritual saudável. O Senhor Krishna diz no Bhagavad-gita: satatam kirtayanto mam yatantas ca drdha-vratah_ “Sempre cantando Meu nome e glórias; esforçando-se (yatantas) em seguir os votos (vrata) com grande determinação (drdha)”. Isso significa que o próprio Krishna afirma que é necessário que haja esforço por parte do devoto. Quem relaxa e se acomoda, dá espaço para maya se infiltrar na consciência.

Aqueles que desejarem, podem fazer seus comentários sobre esse tema.
Espero que esta encontre a todos felizes na consciência de Krishna.
Purushatraya Swami


Doações p/ a Construção do Templo de Goura Vrindávana


O esforço não pode parar, precisamos manter acesa a chama do desejo de ver este Templo erguido para a satisfação de Gurudeva e de Srila Prabhupada!

A sua colaboração é muito importante!

Nenhum comentário: