terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

A Tendência a Ver Defeitos nos Demais - Srila Bhakti Bibhud Bhodayan Maharaj

Por Sua Divina Graça
Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami Maharaj



Discípulo: Tenho um problema: quando vejo que o mau comportamento de algumas pessoas ofende aos demais, sinto que isso é ruim.

Srila Sridhar Maharaj: Desditosos daqueles que estão muito ansiosos em encontrar defeitos nos demais, mas não têm tempo para ver suas próprias faltas. Por outro lado, a sua necessidade não é de encontrar defeitos nos demais, senão as suas boas qualidades. Por que se dedica a encontrar defeitos? Há espaço suficiente para encontrar virtudes nos devotos. Não é melhor se dedicar a isso?

Discípulo: Às vezes, me parece que as atividades de algumas pessoas são desalentadoras ...

Srila Sridhar Maharaj: Por que essa tendência em ver defeitos nos demais? É provável que haja pessoas que cometam mais faltas que você. Mas por que se empenha naquilo que é inferior? Melhor que, antes, deveria você fixar-se naquilo que é superior e descobrirá que os devotos são de uma natureza superior à sua. Por que não se ocupa desta parte? Por que, desafortunadamente, dirige sua atenção até a parte inferior para buscar defeitos? De uma lado há formosas flores, e de outro, imundície. Por que inspeciona a imundície ao invés de todas essas flores formosas?

Discípulo: Algumas vezes, eu me dou conta disso, eu compreendo ...

Srila Sridhar Maharaj: Você mesmo está no banco dos réus, no banco dos criminosos. Você é culpado! Por que ir em busca da imundície, quando estão ali tantas flores formosas?

Discípulo: Vejo que os outros são tratados de uma maneira injusta, de uma maneira inadequada...

Srila Sridhar Maharaj: E por que não dirige sua atenção para onde está a justiça?

Discípulo: Também vemos isso ...

Srila Sridhar Maharaj: Por que então não se une a esta parte do caminho? Se uma mão funciona e a outra está paralisada, devo ignorar a mão que funciona e só cuidar da enferma? Devo cuidar da mão paralisada, mas também devo utilizar aquela que tem plena capacidade. Por que estar sempre dependente de sentir a dor da mão enferma e divulgar isto constantemente, ignorando as partes saudáveis?

De um lado está o bem. Deus está ali. Por que ir somente até Satanás para associar-se com pessoas satânicas, quando há pessoas santas? De um lado está o céu e do outro, o inferno. Deus não tem defeito algum. Devemos sofrer então por culpa de Satanás? Isso não tem lógica. Você sofre por causa dos seus próprios delitos. Nem Deus nem Satanás são responsáveis por isto. Portanto, concentre-se em si mesmo, ore ao Senhor e trate de manter-se longe de Satanás. Você se encontra em uma posição marginal. Seu minúsculo livre-arbítrio é o seu capital. Deve utilizá-lo sempre para ir para o lado divino e afastar-se do lado satânico. Deve iniciar o seu negócio com esse pequeno capital que tem. "Abrirei meu negócio com qualquer capital, por menor que seja. Minha atenção, minha energia me ajudará no futuro". Pensar que o fará quando tiver um bom capital é ilusório.

Discípulo: Às vezes, se afirma que se alguém nota algo mau e não protesta, também é participante.

Srila Sridhar Maharaj: Sim! Neste caso, uma pessoa sofre um acidente e perde o conhecimento. Mas quando recobra um pouco a consciência, que deve fazer? Utilizará esta consciência: "Leve meu corpo aonde está meu guardião. Meu lugar é lá. Oh, meu amigo, leve meu corpo para casa". Este será o maior benefício de um temporário aparecimento de bom conhecimento. Este corpo deve estar aos cuidados daqueles que o tratem afetuosamente.

Assim pois, devemos utilizar qualquer despertar da consciência que possamos ter para nos colocar aos cuidados de pessoas divinas; só então tem algum valor a devoção por Deus. Aqueles que conhecem o valor da devoção por Deus são nossos defensores. Eles apreciarão este despertar interno e cuidarão de minha devoção. Sadhu Sanga.

Comentários (3):

Em 19/06/2005, às 11:26:26, vrindavam disse:
Quando nem a medicina nem nossos esforços podem curar-nos, o médico nos aconselhará uma mudança. Então o ar e a água virão de maneira natural para melhorar nossa saúde.

Da mesma maneira, a atmosfera das pessoas santas, melhora nossa saúde espiritual. De qualquer modo, devemos permanecer em companhia dos devotos superiores na mesma linha, assumindo uma posição inferior. Essa associação é sumamente desejável para qualquer pessoa que aspire progredir espiritualmente.

Srila Rupa Goswami nos deu a essência deste conselho no Bhakti Rasamrta Sindhu: "Devemos nos associar com aqueles que são superiores a nós, sempre que estejam na mesma linha dos devotos Gaudiya Vaishnavas em consciência de Krishna. Eles terão a mesma concepção acerca da verdade espiritual, mas superior à minha. Se me ocupo neste campo ainda que seja como varredor, isso será altamente valioso para a minha futura vida espiritual". Você compreende?

Discípulo: E, se me dou conta que se comete alguma injustiça?

Srila Sridhar Maharaj: Se há alguma injustiça, você será considerado responsável. Você tem parte da culpa pelo mal. Deve assumir toda a responsabilidade pelo delito. Se não pode senti-lo assim, não é sincero, e não só você, mas todos. Seu livre-arbítrio é responsável por todos os delitos e circunstâncias mal dirigidas no meio ambiente. Este é o princípio primordial da vida espiritual. Eu sou responsável por todo o mal em mim.

Discípulo: Se vejo que alguém está causando dano a outra pessoa, devo ficar em silêncio?

Srila Sridhar Maharaj: Você é responsável por tê-lo visto, de haver entrado em contato com essa cena. Também existe o bom comportamento em outras esferas. Por que teve você que presenciar este juízo errado, o maltratar de tantos que brigam uns com os outros? Há tantos comportamentos bons, e você não conseguiu uma posição para permanecer nesta esfera?

Discípulo: É por acaso falta de sinceridade?

Srila Sridhar Maharaj: Sim! "Eu sou o responsável de tudo quanto é i

Em 19/06/2005, às 11:28:54, vrindavam disse:
indesejável que há em mim, e esta é uma realidade. Meu débil livre-arbítrio me fez cair neste indesejável meio ambiente atual e ninguém mais é responsável". Você deve realizar esta verdade. Se você a ignora, está em maya, o conceito errado, a ilusão. Quando você realizar sinceramente esta posição, acabarão seus dias sombrios. Quando sentir que você e só você é o responsável por todas estas misérias, começarão seus dias bons. Essa é uma realidade e não somente um conceito para alcançar alguma finalidade. Não é um conceito imaginário para nos ajudar a escapar da condição atual. Não é assim. é uma realidade que se aplica a todos. Bem ou mal, cada um é responsável. Nem Deus nem Satanás o são.

Em 19/06/2005, às 12:13:48, kadamba(HDG) | e-mail disse:
A perfeição da vida para um devoto é sempre servir aos vaisnavas, por que assim , com certeza o Supremo Senhor Krsna aceita nosso serviço.
Portantto por favor aceite minhas reverências

Nenhum comentário: