quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Instruções do Guru:

Gurudeva pediu que, pelo menos, aprendêssemos as canções que diariamente são cantadas no templo, assim como o Sikshastaka e as 10 ofensas a serem evitadas. Disse ele: “ É obrigação de todo vaishnava cantar e conhecer o significado das principais canções, do Sikshastaka, bem como saber de cor as 10 ofensas a serem evitadas, por favor, procurem aprende-las”.
Outro pedido de Gurudeva é que nós, discípulos, continuemos colaborando com a campanha da construção do templo. Gurudeva, sempre entusiasta, revelou-nos o desejo de construir um complexo na área do templo para desenvolver um programa de formação e capacitação de bhaktas e bhaktins, bem como, a construção de ashrams para abrigar devotos(as) idosos que desejem prestar serviço devocional longe da cidade grande, ou seja, pessoas que queiram levar “uma vida simples, com pensamentos elevados”.

Sabemos que os dois primeiros e mais importantes itens da bhakti-yoga são: Sravana e Kirtana, ouvir e cantar. Se tivermos interesse em ouvir e cantar os nomes, as glórias e os passatempos de Krishna, Ele nos dará Sua misericórdia. Srila Prabhupada orientou que os devotos aprendessem as canções vaishnavas, orações, pranamas e toda glorificação feita diariamente nos templos, e em ocasião de festivais. Conhecer o significado daquilo que cantamos e promunciamos, embora não seja compulsório para que desenvolvamos amor por Krishna, é de suma importância para que possamos realizar o conhecimento e para que saibamos explicá-lo a outrem. Inicialmente podemos adquirir o Manual Vaishnava e o Livro de Canções, eles podem ser encontrados no site da BBT e já nos fornecerão bastante informações.

Nenhum comentário: