quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Tragédia ambiental - Resíduos químicos no Paraíba

O pesticida Endosulfan vazou no rio Pirapetinga, afluente do Paraíba do Sul, município de Resende.


Foto: Leandro Nunes

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, interditou na última sexta-feira (21/11), a empresa Servatis – Indústria de Produtos Químicos, em Resende, responsável pelo vazamento de pelo menos 1.500 litros do Endosulfan. Amanhã (terça-feira, 25/11), a Ceca deverá estipular o valor da multa a ser aplicada à empresa, que pode ser superior a R$ 10 milhões.

A secretária, acompanhada do vice-presidente da Serla, Luiz Firmino, do vice-presidente da Feema, Luís Heckmaier e do delegado Fernando Reis, da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) vistoriaram o Paraíba do Sul, entre os municípios de Volta Redonda e Resende, no Médio Paraíba Fluminense.

A Feema está fazendo o acompanhamento da contaminação das águas do rio Paraíba do Sul, realizando coletas e análises em seus laboratórios e em laboratórios particulares. A empresa é reincidente; há cerca de três meses, houve vazamento do gás inseticida Dimetutato, e o fato não foi comunicado às autoridades.

Em Campos, as empresa Águas do Paraíba, responsável pela captação e o tratamento da água no Município, informou que está acompanhando junto com a FEEMA o deslocamento da mancha e que está preparada para o caso de contaminação da água do rio Paraíba do Sul.

Formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna, o rio Paraíba do Sul nasce na Serra da Bocaina, no Estado de São Paulo, fazendo um percurso total de 1.120Km, até a foz em Atafona, no Norte Fluminense.

A bacia do rio Paraíba do Sul estende-se pelo território de três estados - São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro - e é considerada, em superfície, uma das três maiores bacias hidrográficas secundárias do Brasil, abrangendo uma área aproximada de 57.000km².


.: Ururau .:. © Copyright Junho/2008 .:. Todos os direitos reservados .:. VO 10 :.
.: Site desenvolvido por chuquinha :.

...


Produto já causou problemas em milhares de pessoas
na Índia e afundou junto com barco nas Filipinas



Localização: Mapa mostra posição da Servatis,
perto do Rio Pirapetininga, que deságua no Rio Paraíba do Sul


Ponto exato: Vazamento de endosulfan aconteceu
no local mostrado na foto de Gabriel Borges


ONU estuda banir substância que matou peixes em Resende

Endosulfan - Será perigoso?

Nenhum comentário: