[Estabelecimento de Armas Atômicas de Aldermaston é bloqueado por centenas de manifestantes, num protesto contra uma decisão do governo britânico de modernizar a planta de Aldermaston, em Berkshire, e os planos para desenvolver um novo explosivo para mísseis balísticos nucleares em substituição ao sistema Trident, com apoio e o know-how do governo estadunidense. Esse foi um dos maiores protestos anti-nucleares no Estabelecimento de Armas Atômicas de Aldermaston dos últimos 10 anos.]
Cerca de 400 ativistas saíram às ruas para o Grande Bloqueio do Estabelecimento de Armas Atômicas de Aldermaston, no dia 27 de outubro. Organizado pela Trident Ploughshares (grupo anti-nuclear que luta contra o sistema de armas nucleares Trident) e apoiado pela Campanha pelo Desarmamento Nuclear (CND), pelo grupo Bloqueie os Construtores e pelo Acampamento Paz das Mulheres de Aldermaston. O bloqueio foi uma tentativa de acabar com o trabalho existente nas ogivas nucleares Trident e fechar as fábricas que permitirão o desenvolvimento de versões mais recentes no laboratório de pesquisa de armas nucleares da Grã-Bretanha.
Mais de 30 pessoas foram presas. Muitas outras pessoas subiram num tripé no qual bloqueou a estrada A340 por duas horas; muitas outras, que estavam presas umas às outras através de tubos-de-braço, bloquearam o portão da fábrica por cinco horas. As pessoas vieram de todas as partes para o bloqueio – havia representantes da Noruega, Alemanha, Suíça, Áustria, França, Escócia, País de Gales, Bradford e Plymouth, bem como um monge e uma monja budista que andaram de Aldermaston até Londres.
O bloqueio de Aldermaston veio no despertar de outras tantas campanhas contra os fabricantes de armas no Reino Unido. Em Brighton, no dia 15 de outubro, um protesto de massa tomou lugar contra a EDO MBM/ITT. Neste meio-tempo, durante a última semana em Bristol, alguns manifestantes montaram um protesto no topo do telhado contra a Raytheon (fábrica de armas). Dois dos manifestantes ficaram no telhado por aproximadamente 38 horas.
Algumas fotos podem ser visualizadas aqui:
http://picasaweb.google.com/NuclearDisarm
http://picasaweb.google.com/NuclearDisarm/Aldermaston#
Tradução > Marcelo Yokoi
__________________________________________________________
agência de notícias anarquistas-ana
E cruzam-se as linhas
no fino tear do destino.
Tuas mãos nas minhas.
Guilherme de Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário