quarta-feira, 28 de maio de 2008

Instruções do Guru (4)

Gostaria de informar aos meus discípulos e devotos em geral, como estão sendo desenvolvidos os trabalhos da construção do templo em Goura Vrindávana. Muitos vivem longe de Paraty e a realidade do dia-a-dia nas grandes cidades é completamente diferente daquilo que vivemos na comunidade. Mas, todos podem ter um vínculo direto ou indireto com o que está acontecendo nesse minúsculo ponto deste planeta, na imensidão desse nosso universo. Na verdade, para a consciência, não existem distâncias.

O esforço que estamos fazendo para construir um belo e sólido templo para Krishna, que será um marco para consciência de Krishna em nosso país nas próximas gerações, implica em manter viva entre os devotos a chama de solidariedade, dedicação, devoção e, mesmo, de renúncia, que envolve o ato da doação de recursos financeiros para essa finalidade. É importante ficar bem claro que a ajuda em dinheiro para esse propósito é uma atividade religiosa, altamente piedosa, um serviço devocional de primeira classe. Sabemos que tem muita gente que desaprova a doação de dinheiro para entidades religiosas, pois volta e meia são noticiados casos de abusos e desvios de fundos para o proveito pessoal de dirigentes inescrupulosos. Dizem também: Para que Deus precisa de dinheiro? Ele já tem tudo!... Arranjam mil desculpas para poderem desfrutar até o último centavo. Com essa mentalidade, eles se afastam de Deus. O fato é que onde existem grandes somas de dinheiro envolvidas, esse é um terreno fértil para Maya agir. Mas, definitivamente, esse não é nosso caso. Primeiro, porque não dispomos dessas grandes somas e isso já nos protege de Maya. Segundo, porque queremos que tudo seja transparente, dentro dos princípios estabelecidos por Srila Prabhupada de “amor e confiança”.

Quero aqui agradecer a todos os devotos que estão contribuindo regularmente para esse projeto. Sem essa ajuda, nada do que está acontecendo seria possível. Qualquer contribuição é importante. Uns podem dispor de uma quantia maior, outros já não têm essa oportunidade. Mas não importa_ toda contribuição é valiosa. No final, todos irão usufruir dos méritos dessa oferenda à missão de Prabhupada. Uns podem contribuir mensalmente com doações substanciais que asseguram boa parte dos gastos mensais de mão de obra e material, já outros podem contribuir para a aquisição de um ou dois sacos de cimento (16,50 por saco), por exemplo. O importante é que todos contribuam regularmente (mensalmente) de acordo com as possibilidades de cada um. Uma vez, um devoto me disse que não contribuía para o programa porque sua doação seria pequena e ele sentia vergonha disso. Por isso, não contribuía. Mas esse argumento não é convincente, nem deve ser aceito. Na Rama-lila, quando ponte flutuante entre o continente e a ilha de Lanka estava sendo construída, para o exército do Senhor Ramacandra cruzar o oceano e chegar à ilha-fortaleza de Ravana, todas as entidades vivas ajudaram na construção: as formigas levavam grãos de areia e os macacões, picos de montanhas. O Senhor Ramacandra agradecia a todos igualmente sem distinção de quantidade de serviço. O que conta realmente na vida espiritual é sinceridade, devoção e espírito de sacrifício ao se fazer uma oferenda a Krishna. Patram puspam phalam toyam yo me bhakta prayacchati (BG 9.26). E assim, nós vamos tocando essa obra, como um trabalho de formiguinhas. Será, sem dúvida, um caminho longo, por isso não podemos esmorecer.

Depois de longa temporada de chuvas intensas, parece que, finalmente, entramos na estação mais seca do ano. Temos que aproveitar, pois se chove, não existe possibilidade de chegar material na área de construção. Estamos terminando o esqueleto de pedra e concreto para, então instalar o telhado. Essa vai ser uma fase talvez mais difícil da construção, pois o octógono central tem um vão livre muito grande, sem colunas para sustentar. O telhado será pesadíssimo, com peças de madeira muito grandes e robustas. Vamos fazê-lo com madeira roliça. Já contatamos o fornecedor dos materiais e os profissionais para executar. Apesar de esses profissionais serem nossos conhecidos e tenham orçado seu serviço abaixo do que normalmente cobram, o custo desse telhado vai chegar, ou mesmo superar, os 25 mil reais. Já temos parte desse lakshmi e já projetamos o pagamento com lakshmi que contamos que entrará regularmente com as doações dos devotos e amigos.

Vanamali, brahmacari do projeto, continua em Chicago e está muito entusiasmado distribuindo livros e coletando para o templo. Toda a semana, tenho que ir à cidade, ao banco Itaú, muitas vezes lotado de gente, para retirar a remessa de lakshmi. É o tipo de incômodo que faço com gosto. Torcemos para ele se manter fixo nesse seu importante serviço devocional. Dentro de algumas semanas, chegará um carregamento de muitas mercadorias devocionais da Índia. A venda desses objetos (roupas, instrumentos, parafernália, etc.) será totalmente revertida para a construção.

Devotos de diferentes regiões do país podem nos ajudar a vender esses produtos. Outra notícia significativa é que estamos alugando uma lojinha no centro histórico de Paraty. Isso foi um arranjo muito especial de Krishna, pois tudo é caríssimo nessa área turística e sofisticada. Uma senhora amiga dos devotos tinha uma loja desocupada e cedeu essa loja para nós, com um aluguel camarada. Alem disso, não cobrou a taxa do “ponto”, que vale cerca de vinte mil reais. Estamos buscando fornecedores de mercadorias para expor na loja. Aqueles que souberem de devotos que fabricam ou comercializam com produtos interessantes que possam ser vendidos em nossa loja, por favor, contatem a Krishna-priya dd ou Acyutananda, que estão gerenciando essa atividade. Outra coisa, que já foi anunciada anteriormente, mas reforçamos o pedido: Estamos organizando nossa “mailing list”. Radha-priti dd é a organizadora. Já temos cerca de 2700 e-mails. Pedimos a todos que disponibilizem suas listas de e-mail e coletem o maior número possível entre devotos, simpatizantes e amigos. Vamos enviar um boletim mensal regular.

Quero também fazer um reconhecimento público do excelente serviço que está sendo feito pelo devoto Gokulesvara. Ele é o mestre de obras e faz o trabalho de pedreiro. Todo o esqueleto de concreto do templo está sendo montado por ele. Vocês deviam ver como ele trabalha com gosto e muito entusiasmo. Se tivéssemos que contratar algum profissional para fazer essa tarefa, duvido que sairia tão bem feita como o trabalho feito pelo Gokulesvara.

Alguém pode pensar assim: Maharaja poderia estar discorrendo sobre filosofia profunda ou lilas extáticas, mas, ao invés disso está só falando de construções e coletas. Quanto a isso, que posso fazer? Krishna está inspirando meu coração para construir uma bela casa para Ele. Por que iria eu fazer “corpo mole” e desviar minha mente para outros assuntos? Ele está forçando a todos nós para nos render mais e mais a Ele. Ye yatha mam prapadyante tams tathaiva bhajamy aham (BG 4.11). Como Prabhupada disse: “Se damos um passo em direção a Krishna, Ele dá dez em nossa direção”. Quando lemos no Srila Prabhupada Lilamrta sobre o esforço que Prabhupada e seus discípulos fizeram para superar todos os obstáculos para construir templos maravilhosos em Bombaim, Vrindávana e Mayapur, nós compreendemos que isso é uma realidade no processo da consciência de Krishna. A consciência de Krishna tem o seu lado intimista e o seu lado prático. Tanto um quanto o outro são totalmente espirituais, pois a doutrina da consciência de Krishna afirma categoricamente que tudo, absolutamente tudo, é energia de Krishna: Ishavasyam idam sarvam yat kinca jagatyam jagat (Shri Ishopanishad 1). Tudo está relacionado com Ele. Quem é realmente devoto não pode fugir dessa realidade. A oportunidade de serviço devocional prático é, na verdade, uma benção de Krishna para que possamos nos aproximar mais e mais perto dEle. Que Srimati Radharani nos inspire para que nosso serviço devocional cresça sempre e se intesifique. Portanto, já que Krishna quer uma bela casa para Ele em Paraty, nós temos que juntar nossas forças para satisfazê-Lo. Conto com todos vocês.
Purushatraya Swami


Aniversariantes de junho:

Parabéns a todos os aniversariantes do mês de junho, que o Senhor os proteja, este é o desejo de todos nós, irmãos e irmãs espirituais.

05- Ricardo Fernandes
07- Veda-vyasa das
08- Mahamuni das
Tatiana
11- Amrta-keli dd
13- Vanamali das
Eduardo Silva
16- Flora
18- Gopal-raja das
20- Lilavati dd
21- Gopinatha das
22- Carlos Heitor
27- Yogesvara das

Nenhum comentário: