terça-feira, 17 de julho de 2007

O Propósito do Bhagavad-gita



Por Bir Krishna Prabhu (DVS), Facilitador do Instituto Bhaktivedanta para Auto-Realização – IBAR. Uberaba, MG. 14/07/2007.


É dito numa visão apocaliptica que no final dos tempos o ouro estaria na rua. Isto aludindo à verdade que estaria hoje em dia disponivel a quem tivesse olhos para enxergar-lhe o brilho. Esta verdade se apresentaria sob a forma de diversas escrituras cuja leitura era até então restrita aos ambientes dos templos ou nos encontros de pouquissismos circulos esotéricos. De fato, hoje em qualquer banca de jornal, pode até se encontrar um Bhagavad-gita. No entanto, o propósito desse grande livro de conhecimento da ciência teista a muito poucos é revelado, podendo ser apreendido somente com a ajuda da pessoa auto-realizada ou do proprio Senhor Krishna que o declara a seu discipulo e amigo Arjuna nas seguintes palavras.



mayi sarvani karmani

sannyasyadhyatma-cetasa

nirasir nirmano bhutva

yudhyasya vigata-jvarah

(Bg. 3.30).



“Portanto, Arjuna, ofertando-me todos os teus trabalhos, com pleno conhecimento de Mim, sem desejo de lucro, sem alegares ter alguma posse, e livre da letargia, lute”. Este verso aponta claramente o proposito do Bhagavad-gita que Srila Prabhupada elucida a sua maneira logo em introdução a sua edição impar deste grande texto filosofico dizendo: “Cada pessoa anda as voltas com tantos obstaculos, assim como Arjuna tinha diante de si essa dificuldade; ter de lutar na Batalha de Kuruksetra. Arjuna rendeu-se a Sri Krishna, e em consequência foi falado o Bhagavad-gita. Não so Arjuna, mas cada um de nos esta cheio de ansiedades por causa desta existência material”. Assim o verso acima torna-se um potente lenitivo para ansiedade se observarmo-lhe as prescrições, pois, aponta as diretrizes que devem nortear nossa atuação no mundo de modo a mantermo-nos imunes a confusão que impera nesta kali-yuga, a era das desavenças e de esquecimento de todos os valores que dão sentido a vida.



Assim, este verso me diz inicialmente mayi sarvani karmani, isto é, devo ofertar todas as minhas realizações sem exceção ao Senhor, pois, Ele é quem me dà alento e me possibilita atuar neste mundo. Mas, logo a seguir, me é lembrado sannyasyadhyatma-cetasa, não faça isso de qualquer maneira, faça isso estando plenamente consciente de Krishna, pois, a fé cega em nada acrescenta. E então nirasir nirmano bhutva, tome cuidado de não reivindicar os frutos de tuas atividades, isto porque nada é seu neste mundo, apenas faça o que lhe cabe fazer para satisfação do Senhor Krishna. A este respeito Srila Prabhupada nos brinda com um exemplo muito pertinente dizendo: “Embora conte milhões de dolares para o seu patrão, o caixa não exige para si um centavo sequer”. E por fim me é alertado yudhyasya vigata-jvarah, nunca desanime ou te deixa derrubar por qualquer contratempo enquanto opera neste mundo, muito pelo contrário, empunhando a tua espada com braços fortes, ergue-te e com entusiasmo e determinação, lute o bom combate da vida.







HARE KRISHNA

Nenhum comentário: