sexta-feira, 17 de setembro de 2004

Cesar maia vai ganhar assim como bush ganhou: em cima de enganação e manipulação.

Cesar está à frente das pesquisas de voto para as próximas eleições no Rio.

O que ele tem de melhor que os outros?
É o atual prefeito, tem a melhor propaganda, mais espaço na midia, aparece em todos os out-doors de candidatos a vereador filiados a seu partido.

O inconsciente coletivo é manipulado por essas imagens:
Eu tenho que votar. Não sei em quem pois são todos iguais, prometendo mundos e fundos. Há anos que voto e não percebo nenhuma mudança pra melhor. Por que será? Será porque os eleitos ficam tempo insuficiente no cargo, de modo que não conseguem desenvolver projetos, ficando eles pendentes, sendo necessários mais quatro anos de mandato para cumprí-los?
Sendo assim, seria melhor extender o período de mandato para seis anos, ao invés de quatro. Seria melhor haverem eleições a cada ano ou dois, pois só assim mais coisas seriam feitas.
Politicos brincam como podem (somem do mapa) nos dois primeiros anos de mandato, e nos dois ultimos começam a quebrar as cidades e se mostrar pra população: caos nas estradas e vias interditadas para obras.
Esmola

Varios out-doors de candidatos têm, ao fundo, o Pão de Açúcar ou o Cristo Redentor: símbolos de status e desenvolvimento social. Querem eles dizer com isso que o resto da cidade vai ficar como aquela zona? A mentalidade mesquinha burguesa (nome desatualizado: atualizar para capitalista ou empresarial) é passada pr’aqueles que carecem de melhorias, sendo levados a pensar que vão ter um Cristo na sua esquina, depois que Fulano ganhar seu voto. E comida? E saúde? E educação?
Já é sabido que um homem sozinho não pode modificar essa situação de desigualdade que se arrasta há quinhentos anos em nosso país. Mas eles prometem que isso vai mudar. E a população acredita. Nada melhora. E a população continua acreditando, assim como ainda acreditam em papai noel e super-herói.
Segundo Michael Moore, Bush ganhou – depois de todas as emissoras norte-americanas terem anunciado a vitória pra Gore – só porque a Fox disse isso. As outras emissoras – dado o respeito que a Fox tem (qual a nossa Fox mesmo, plim-plim?) – voltaram atrás e aceitaram o que a toda poderosa Fox disse. Gore já cantava vitória, mas teve que ceder seu lugar ao sol pro rival Bush.

Não sei não. Não acredito nesses caras. É muito fácil manipular a opinião pública quando se tem espaço na mídia. Ela é a arma mais poderosa na nossa sociedade hoje em dia. É um falando mal do outro (grande exemplo da imperfeição do sistema). Não há candidato perfeito, mas um tem que ser o escolhido. O que tiver melhor preparado pra manipular, anulado o discernimento de quem os assiste, ganha. Robótica, acomodada e zumbizada, a população sofre na mão desses soldados do poder imposto.

Eduardo Silva

Nenhum comentário: