quinta-feira, 17 de junho de 2010

Justiça para o Povo Tupinambá!‏

Acredito que muitos dos que acompanham os índios on line tem lido nos últimos meses e assistido em nosso canal celulares indígenas matérias sobre a prisão ilegal do Cacique Babau, posteriormente do seu irmão Givaldo e recentemente da liderança Glicélia e seu flho de 2 meses, todos do Povo Tupinambá - Comunidade Serra do Padeiro.

O que estamos vendo é uma afronta aos direitos humanos, uma banalização da justiça! Nossas lideranças estão sendo criminalizadas por lutarmos pela conquista de nosso Território Tradicional.

O Cacique Babau foi preso na surdina da noite, será que eles foram realmente prender o Cacique Babau? E porque na manhã seguinte havia a notícia de um suposto seqüestro e assassinato do Cacique? A verdade é que foram executar o cacique e como os familiares acordaram tiveram que levá-lo preso. Todos nós sabemos que se paga e muito bem para calar as lideranças indígenas no Sul da bahia.

O clima de terror na região é constante. A Polícia Federal nos ATERRORIZA! Na Serra do Padeiro as familias não tem conseguido nem manter o seu meio de subsistência que é produzir e vender a farinha. As roças crescem bonitas mas não podem ser colhidas, pois a Polícia Federal chega sem dor nem piedade! Aqui no Litoral a situação não é diferente. A Polícia também tem nos cercado, vem nos amedrontando para nos calar!! Estamos em cárcere privado!!!

Desde que saiu o Relatório com a Delimitação de nosso Território Tradicional vivemos em clima de conflito eminente. Campanhas difamatórias em jornais impressos e on line circulam, pistoleiros foram contratados, a mídia está contra nós, os pequenos proprietários foram aliciados. Nossas lideranças hoje são tratadas como criminosas!

Semana passada aqui mesmo nos Índios on Line noticiamos o julgamento positivo do Habeas Corpus para a liberaçao do Cacique Babau e seu irmão Givaldo, não tivemos nem tempo de comemorar pois no dia seguinte em uma estratégia horrenda dos contrários à demarcação de nosso Território Tradicional foi decretada a prisão preventiva dos dois pelo Juiz de Buerarema-Bahia, o mesmo que decretou a prisão de Glicélia Tupinambá e de seu bebê de 2 meses.

O Povo Tupianambá de Olivença pede Justiça!!! Que nossas terras sejam demarcadas e que nossas Lideranças sejam respeitadas!

http://www.indiosonline.org.br/novo/justica/

http://www.youtube.com/indiosonline#p/a/u/2/_MVK87MnlVc

http://www.youtube.com/indiosonline#p/a/u/1/pY3KW3A4alU

http://www.youtube.com/indiosonline#p/u/3/udV9zfNUao8

http://www.youtube.com/indiosonline#p/u/4/ioqOWb65TmU



Potyra Tê Tupinambá (Ivana Cardoso)
Grupo Gestor da Rede Índios on Line
Advogada Indígena e Tuxáua
73 - 9928-8799
Skype: potyra.te.tupinamba

Visitem: www.indiosonline.org.br


'O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética.
O que mais preocupa é o silêncio dos bons.'
Martin Luther King

"A cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública."
--
Rede Indios on Line
www.indiosonline.org.br

Contato da Gestão da Rede: contatos@indiosonline.org.br

Nenhum comentário: