quarta-feira, 28 de maio de 2008

Instruções do Guru (4)

Gostaria de informar aos meus discípulos e devotos em geral, como estão sendo desenvolvidos os trabalhos da construção do templo em Goura Vrindávana. Muitos vivem longe de Paraty e a realidade do dia-a-dia nas grandes cidades é completamente diferente daquilo que vivemos na comunidade. Mas, todos podem ter um vínculo direto ou indireto com o que está acontecendo nesse minúsculo ponto deste planeta, na imensidão desse nosso universo. Na verdade, para a consciência, não existem distâncias.

O esforço que estamos fazendo para construir um belo e sólido templo para Krishna, que será um marco para consciência de Krishna em nosso país nas próximas gerações, implica em manter viva entre os devotos a chama de solidariedade, dedicação, devoção e, mesmo, de renúncia, que envolve o ato da doação de recursos financeiros para essa finalidade. É importante ficar bem claro que a ajuda em dinheiro para esse propósito é uma atividade religiosa, altamente piedosa, um serviço devocional de primeira classe. Sabemos que tem muita gente que desaprova a doação de dinheiro para entidades religiosas, pois volta e meia são noticiados casos de abusos e desvios de fundos para o proveito pessoal de dirigentes inescrupulosos. Dizem também: Para que Deus precisa de dinheiro? Ele já tem tudo!... Arranjam mil desculpas para poderem desfrutar até o último centavo. Com essa mentalidade, eles se afastam de Deus. O fato é que onde existem grandes somas de dinheiro envolvidas, esse é um terreno fértil para Maya agir. Mas, definitivamente, esse não é nosso caso. Primeiro, porque não dispomos dessas grandes somas e isso já nos protege de Maya. Segundo, porque queremos que tudo seja transparente, dentro dos princípios estabelecidos por Srila Prabhupada de “amor e confiança”.

Quero aqui agradecer a todos os devotos que estão contribuindo regularmente para esse projeto. Sem essa ajuda, nada do que está acontecendo seria possível. Qualquer contribuição é importante. Uns podem dispor de uma quantia maior, outros já não têm essa oportunidade. Mas não importa_ toda contribuição é valiosa. No final, todos irão usufruir dos méritos dessa oferenda à missão de Prabhupada. Uns podem contribuir mensalmente com doações substanciais que asseguram boa parte dos gastos mensais de mão de obra e material, já outros podem contribuir para a aquisição de um ou dois sacos de cimento (16,50 por saco), por exemplo. O importante é que todos contribuam regularmente (mensalmente) de acordo com as possibilidades de cada um. Uma vez, um devoto me disse que não contribuía para o programa porque sua doação seria pequena e ele sentia vergonha disso. Por isso, não contribuía. Mas esse argumento não é convincente, nem deve ser aceito. Na Rama-lila, quando ponte flutuante entre o continente e a ilha de Lanka estava sendo construída, para o exército do Senhor Ramacandra cruzar o oceano e chegar à ilha-fortaleza de Ravana, todas as entidades vivas ajudaram na construção: as formigas levavam grãos de areia e os macacões, picos de montanhas. O Senhor Ramacandra agradecia a todos igualmente sem distinção de quantidade de serviço. O que conta realmente na vida espiritual é sinceridade, devoção e espírito de sacrifício ao se fazer uma oferenda a Krishna. Patram puspam phalam toyam yo me bhakta prayacchati (BG 9.26). E assim, nós vamos tocando essa obra, como um trabalho de formiguinhas. Será, sem dúvida, um caminho longo, por isso não podemos esmorecer.

Depois de longa temporada de chuvas intensas, parece que, finalmente, entramos na estação mais seca do ano. Temos que aproveitar, pois se chove, não existe possibilidade de chegar material na área de construção. Estamos terminando o esqueleto de pedra e concreto para, então instalar o telhado. Essa vai ser uma fase talvez mais difícil da construção, pois o octógono central tem um vão livre muito grande, sem colunas para sustentar. O telhado será pesadíssimo, com peças de madeira muito grandes e robustas. Vamos fazê-lo com madeira roliça. Já contatamos o fornecedor dos materiais e os profissionais para executar. Apesar de esses profissionais serem nossos conhecidos e tenham orçado seu serviço abaixo do que normalmente cobram, o custo desse telhado vai chegar, ou mesmo superar, os 25 mil reais. Já temos parte desse lakshmi e já projetamos o pagamento com lakshmi que contamos que entrará regularmente com as doações dos devotos e amigos.

Vanamali, brahmacari do projeto, continua em Chicago e está muito entusiasmado distribuindo livros e coletando para o templo. Toda a semana, tenho que ir à cidade, ao banco Itaú, muitas vezes lotado de gente, para retirar a remessa de lakshmi. É o tipo de incômodo que faço com gosto. Torcemos para ele se manter fixo nesse seu importante serviço devocional. Dentro de algumas semanas, chegará um carregamento de muitas mercadorias devocionais da Índia. A venda desses objetos (roupas, instrumentos, parafernália, etc.) será totalmente revertida para a construção.

Devotos de diferentes regiões do país podem nos ajudar a vender esses produtos. Outra notícia significativa é que estamos alugando uma lojinha no centro histórico de Paraty. Isso foi um arranjo muito especial de Krishna, pois tudo é caríssimo nessa área turística e sofisticada. Uma senhora amiga dos devotos tinha uma loja desocupada e cedeu essa loja para nós, com um aluguel camarada. Alem disso, não cobrou a taxa do “ponto”, que vale cerca de vinte mil reais. Estamos buscando fornecedores de mercadorias para expor na loja. Aqueles que souberem de devotos que fabricam ou comercializam com produtos interessantes que possam ser vendidos em nossa loja, por favor, contatem a Krishna-priya dd ou Acyutananda, que estão gerenciando essa atividade. Outra coisa, que já foi anunciada anteriormente, mas reforçamos o pedido: Estamos organizando nossa “mailing list”. Radha-priti dd é a organizadora. Já temos cerca de 2700 e-mails. Pedimos a todos que disponibilizem suas listas de e-mail e coletem o maior número possível entre devotos, simpatizantes e amigos. Vamos enviar um boletim mensal regular.

Quero também fazer um reconhecimento público do excelente serviço que está sendo feito pelo devoto Gokulesvara. Ele é o mestre de obras e faz o trabalho de pedreiro. Todo o esqueleto de concreto do templo está sendo montado por ele. Vocês deviam ver como ele trabalha com gosto e muito entusiasmo. Se tivéssemos que contratar algum profissional para fazer essa tarefa, duvido que sairia tão bem feita como o trabalho feito pelo Gokulesvara.

Alguém pode pensar assim: Maharaja poderia estar discorrendo sobre filosofia profunda ou lilas extáticas, mas, ao invés disso está só falando de construções e coletas. Quanto a isso, que posso fazer? Krishna está inspirando meu coração para construir uma bela casa para Ele. Por que iria eu fazer “corpo mole” e desviar minha mente para outros assuntos? Ele está forçando a todos nós para nos render mais e mais a Ele. Ye yatha mam prapadyante tams tathaiva bhajamy aham (BG 4.11). Como Prabhupada disse: “Se damos um passo em direção a Krishna, Ele dá dez em nossa direção”. Quando lemos no Srila Prabhupada Lilamrta sobre o esforço que Prabhupada e seus discípulos fizeram para superar todos os obstáculos para construir templos maravilhosos em Bombaim, Vrindávana e Mayapur, nós compreendemos que isso é uma realidade no processo da consciência de Krishna. A consciência de Krishna tem o seu lado intimista e o seu lado prático. Tanto um quanto o outro são totalmente espirituais, pois a doutrina da consciência de Krishna afirma categoricamente que tudo, absolutamente tudo, é energia de Krishna: Ishavasyam idam sarvam yat kinca jagatyam jagat (Shri Ishopanishad 1). Tudo está relacionado com Ele. Quem é realmente devoto não pode fugir dessa realidade. A oportunidade de serviço devocional prático é, na verdade, uma benção de Krishna para que possamos nos aproximar mais e mais perto dEle. Que Srimati Radharani nos inspire para que nosso serviço devocional cresça sempre e se intesifique. Portanto, já que Krishna quer uma bela casa para Ele em Paraty, nós temos que juntar nossas forças para satisfazê-Lo. Conto com todos vocês.
Purushatraya Swami


Aniversariantes de junho:

Parabéns a todos os aniversariantes do mês de junho, que o Senhor os proteja, este é o desejo de todos nós, irmãos e irmãs espirituais.

05- Ricardo Fernandes
07- Veda-vyasa das
08- Mahamuni das
Tatiana
11- Amrta-keli dd
13- Vanamali das
Eduardo Silva
16- Flora
18- Gopal-raja das
20- Lilavati dd
21- Gopinatha das
22- Carlos Heitor
27- Yogesvara das

terça-feira, 27 de maio de 2008

PROSTITUIÇÃO E TRAFICO DE SERES HUMANOS

Debate após sessão de cinema com filme sobre mulheres nigerianas que vivem como prostitutas e são levadas pra Europa. Muitas não voltam. Algumas se casam. Outras mudam de vida...

Dimensões:

Conquistas das mulheres
Relação Norte X Sul
(plantas exóticas; pessoas)
Política pública (relação interna; migração etc)


Estudo Sobre o Tema:

Turismo sexual (casos separados)
Prostituição consentida
Exploração sexual infantil


Estigma da prostituição:

Todos os homens são os consumidores.

Exemplos:
Antigamente eles transavam com elas e não com as namoradas.
Universitária que busca um namorado estrangeiro pra fazer pós-graduação lá fora.


Catorze, catorze anos,
Doze anos, doze anos

Imagine um gringo daquele tamanho
Em cima da criança pobre nordestina,
Sufocada, magricela, seca, pequenina,
Ah, nossa senhora minha

O pib da pib que pimba no seco
Pimba no molhado
Pimba no seco saco seco
Peixe badesco na filha dos outros é refresco

Ô senhora, mãe senhora,
Nessa hora olha pra tua menina, senhora

A prostituição infantil barata
É a criança coitadinha do nordeste
Colaborando com o produto interno bruto
E esse produto enterra bruto

Refrão: que dor, que dor
Que suja a bandeira
Oi, essa quebradeira
Oisquindô - lalá

Catorze, catorze anos,
Doze anos, doze anos


O Pib da Pib
Tom Zé

domingo, 25 de maio de 2008

Escritor Roberto Freire morre em São Paulo, aos 81


O escritor e terapeuta Roberto Freire morreu na noite desta sexta, 23, em São Paulo, aos 81 anos. O corpo foi cremado na Vila Alpina na tarde deste sábado. Em carta, Freire pediu que não fossem realizadas cerimônias fúnebres. A família não divulgou a causa da morte.

Autor de 25 livros, Roberto Freire também escreveu para teatro, cinema e televisão. Entre suas obras mais conhecidas estão 'Sem Tesão Não Há Solução', 'Coitote' e 'Cleo e Daniel', que ganhou versão para o cinema em 1970, com Sônia Braga, dirigida pelo autor. Na TV, escreveu para os programas 'A Grande Família' e 'TV Mulher'.


Roberto Freire foi o criador da somaterapia, terapia corporal baseada nas teorias psicanalíticas do austríaco Wilhelm Reich e de conceitos anarquistas. Freire se apresentava como 'anarquista, escritor e terapeuta'.

http://diversao.uol.com.br/ultnot/2008/05/24/ult4326u928.jhtm
By: somaie_angola_anarkia@grupos.com.br

wikipedia.org/Roberto_Freire_(psiquiatra)

www.google.com/search=roberto%freire



* 1927 + 23/05/2008

Goura Vrindávana


Campanha para a Construção do Templo



Estado atual da obra (13/5/08)



As colunas vão subindo, a caixaria da estrutura também. Em poucos dias vamos convocar a rapaziada para o mutirão de bater a massa e encher de concreto. Vão se preparando.


Outra forma de participar:



Os interessados no CD devem depositar 25 reais em uma das contas bancárias e, a seguir, escrever para: pswami@goura.com.br



Agradecemos de coração qualquer ajuda para essa campanha.



Hare Krishna!

Aula Sobre Aparecimento de Nrsimhadeva Dada Por SS Giriraja Swami


Estimad@s devot@s, por favor aceitem as minhas reverências.



Todas as glorias a Srila Prabhupada.



Na sequência da criação do Blog dedicado às aulas traduzidas para o português de SS Giriraja Swami,vimos informar a comunidade vaisnava que está disponivel a aula de Nrsimha caturdasi dada o ano passado por Maharaja.



http://girirajswami.blogs.sapo.pt/




A aula é especialmente interessante porque aborda temas que ajudam os devotos na prática do seu sadhana.



1)A mentalidade adequada para se recitar o santo nome.

2)As causas que nos desviam do som do santo nome.Como evitá-las e superá-las.

3)A psicologia de uma pessoa com a natureza divina e a psicologia de um ser demoníaco. Neste contexto personificadas por Sri Prahlada e Hiranyakasipu. Como maximizar a natureza divina que tod@s temos e como anular as tendências para o desfrute material que tod@s possuímos.



Estes e outros temas estão muito bem explicados nesta aula dada por Giriraja Swami.



Esperando que este pequeno serviço seja do vosso agrado,permaneço vosso servente,

Nityananda das (Nityananda@pamho.net)

Dia 18 – Aparecimento de Sri Nrisimhadeva!


Estátua de Yoga Nrisimha de 6,7 metros do Século 14, encontrada na cidade de Hampi, construída pela dinastia Vijayanagar.



Nrisimha— poderosa encarnação meio homem, meio leão de Sri Krishna. Aqui segue um resumo desse importante avatar:

Hiranyaksa foi morto pela encarnação de Vishnu conhecida como Senhor Varaha. Conseqüentemente, seu irmão, Hiranyakasipu, o rei dos demônios, ficou muito determinado em se tornar o imperador do universo inteiro e se vingar da morte de seu irmão. Por causa de seu grande poder, ele executou muitas austeridades. Esta penitência foi tão severa que perturbou os semideuses. De fato, os semideuses pediram ao Senhor Brahma para pará-lo. O chefe dos semideuses, Senhor Brahma, assim descendeu para pacificá-lo concedendo-lhe uma benção de sua escolha.

"Por favor conceda-me que eu nunca seja morto por nenhuma entidade viva," pediu Hiranyakasipu, "que eu não morra dentro ou fora de nenhuma residência, durante o dia ou noite, nem no chão, nem no céu; que eu não seja morto por nenhuma criação sua, nem por nenhuma arma, nem por qualquer ser humano ou animal naturalmente, que eu não conheça a morte por nenhuma entidade, sendo móvel ou imóvel; que eu não tenha rival; que eu seja o único dominador sobre todas as entidades e deidades superintendentes, e que eu adquira todos os poderes místicos." Depois de Brahma ter concedido a ele todos esses pedidos, Hiranyakasipu muito rapidamente conquistou todos os planetas do universo, e tomou a residência no palácio do Senhor Indra, o rei dos semideuses, forçando-os a se curvar diante seus pés. Ele, ainda, roubava as oblações feitas aos semideuses. Intoxicado fisicamente pelo vinho e mentalmente pelo poder, Hiranyakasipu reinou o universo muito duramente. Durante esta época, sua rainha, Kayadhu, voltou ao palácio de seu esposo e deu a ele, um filho, Prahlada. Ele era o reservatório de todas as qualidades transcendentais pois era um devoto puro do Senhor Vishnu. Determinado a entender a Verdade Absoluta, ele tinha completo controle de todos seus sentidos e mente, ele era muito bondoso com todas as entidades vivas e o melhor amigo de todos. Para respeitáveis pessoas ele se comportava justamente como um servo pacífico, para os pobres ele era como um pai, e para o restante era sempre como um simpático irmão. Sempre muito humilde, ele considerava seus professores e mestres espirituais tão bons quanto o próprio Senhor. De fato, ele era completamente livre de orgulho e que mesmo tendo nascido no meio da riqueza, beleza, e aristocracia. Hiranyakasipu queria criar seu filho como um poderoso demônio, mas Prahlada somente queria aprender sobre serviço devocional ao Senhor Vishnu. Depois de Prahlada ter freqüentado a escola por algum tempo, Hiranyakasipu o tomou em seu colo e afetuosamente pediu, "Meu querido filho, por favor me diga qual seu assunto favorito na escola."

Sem medo, Prahlada disse, "Ouvir (sravanam) e cantar (kirtanam) os santos nomes, formas, qualidades, parafernália, e passatempos do Senhor Supremo; lembrando (smaranam) deles; servindo os pés de lótus do Senhor (pada-sevanam); oferecendo ao Senhor respeitosas reverências e adoração nos seus dezesseis tipos de parafernália (arcanam); oferecendo orações ao Senhor (vandanam); tornando-se Seu servo (dasyam); considerando o Senhor como o melhor amigo (sakhyam); e se rendendo a Ele (atma-nivedanam, em outras palavras, servindo-O com seu corpo, mente e palavras); estes nove processos são conhecidos como serviço devocional puro, e eu considero qualquer um que tenha se dedicado ao serviço ao Senhor Vishnu através desses nove métodos sendo a pessoa mais erudita, por ele ter adquirido conhecimento completo."

Cego de ódio, Hiranyakasipu lançou Prahlada do seu colo ao chão. "Servos! Leve-o daqui e mate de uma vez!" ele gritou. Porém, Prahlada sentou em silêncio e meditou na Personalidade de Deus, e as armas dos demônios não faziam efeito nele. Vendo isto, Hiranyakasipu ficou com medo e planejou diversos modos de matar seu filho. Seus servos lançaram Prahlada por baixo dos pés de um elefante; eles o lançaram no meio de temerosas e venenosas cobras; eles o lançaram muitos feitiços; eles o atiraram de um topo de montanha; eles deram veneno a ele; eles o deixaram com fome; eles o expuseram ao rígido frio, ventanias, fogo e água; eles atiraram fortes pedras para esmagá-lo. Hiranyakasipu então mandou sua irmã Holika queimá-lo, mas ela é quem foi queimada. Mas, apesar de tudo, Prahlada estava simplesmente absorto em pensar em Vishnu, e assim ele permaneceu são e salvo. Hiranyakasipu ficou muito inquieto pensando em qual seria o próximo plano. "Você diz que há um ser superior a mim," disse Hiranyakasipu, "mas onde está Ele? Se Ele está presente em todos os lugares, então por que Ele não está presente nesta pilastra diante a você? Você acha que ele está neste pilar?" "Sim," Prahlada respondeu, "Ele está." A raiva de Hiranyakasipu crescia mais e mais. "Por falar de coisas sem sentido, eu irei cortar sua cabeça do seu corpo. Agora deixe-me ver seu mais adorável Senhor protegendo você. Eu quero vê-lO." Amaldiçoando-o cada vez mais, Hiranyakasipu tomou sua espada, saiu de seu trono, e com grande fúria golpeou primeiro no meio da pilastra. Então, do meio do pilar que ele acabara de cortar apareceu uma maravilhosa forma metade homem, metade leão nunca vista antes. A forma do Senhor era extremamente bela por causa de Seus olhos furiosos, o qual pareciam com ouro fundido; Sua juba brilhante, a qual expandia a refulgência de Sua temerosa face; Seus dentes fatais; e Sua língua afiada como navalha. Senhor Nrsimha então procedeu a batalha com Hiranyakasipu. Finalmente, Senhor Nrsimha capturou Hiranyakasipu o colocou em Seu colo, na porta de entrada de seu palácio. Ele então rasgou o demônio em pedaços com algumas de Suas muitas, muitas mãos e poderosas unhas. A boca do Senhor Nrsimha e juba se tornavam regadas com gotas de sangue, e Seus ferozes olhos, cheios de fúria, eram impossíveis de olhar. Lambendo a margem de Sua boca com Sua língua, o Supremo Senhor, O decorou Ele mesmo com uma guirlanda feita com os intestinos retirados de Hiranyakasipu. Senhor Nrsimha arrancou o coração de Hiranyakasipu e finalmente o lançou aparte e destruiu um exército dos seguidores de Hiranyakasipu. Pela Sua transcendental inteligência, Senhor Nrsimhadeva foi capaz de matar Hiranyakasipu sem contradizer nenhuma das bênçãos dadas pelo Senhor Brahma. A execução não foi nem dentro ou fora, mas na entrada; nem na terra nem no céu, mas no colo do Senhor; nem durante o dia, nem durante a noite, mas no crepúsculo; nem por homem, besta, ou semideus nem por qualquer ser criado, mas pela Personalidade de Deus; e nem por nenhuma arma, mas pelas mãos de lótus do Senhor, aliviando todo o universo das atividades demoníacas de Hiranyakasipu. Tendo sido protegido pelo Senhor, Prahlada Maharaja ofereceu muitas orações ao Senhor com a voz engasgada por amor: "Meu querido Senhor Nrsimhadeva, por favor, por essa razão, permita Sua fúria diminua, agora que meu demoníaco pai Hiranyakasipu foi morto. . . [As pessoas santas] sempre lembrarão da Sua bela e auspiciosa encarnação, para libertá-los do medo. Deste modo, meu Senhor, Você apareceu em variadas encarnações como um ser humano, um animal, um grande santo, um semideus, um peixe ou uma tartaruga, assim mantendo Sua criação em diferentes sistemas planetários e matando os princípios demoníacos." (Veja o Srimad Bhagavatam, 7º Canto, Cap. 1-10).


http://groups.google.com.br/group/devotos