sexta-feira, 4 de maio de 2007

A grande noite consagrada ao Senhor Shiva


Shiva é o Senhor da destruição ou dissolução e faz parte da trindade sagrada indiana (Brahma, Vishnu e Shiva). Ele destrói as tendências negativas da mente para que algo novo possa nascer. Isto pode ser simbolizado através da dança cósmica (Shiva Nataraj) que é a dança que simboliza a dissolução e o nascimento do universo.

Shiva é comumente representado sentado sobre a pele de tigre, simbolizando a conquista sobre a luxúria. Em sua mão direita, segura o Trishula (tridente) simbolizando a transcendência dos três gunas: sattva (pureza, harmonia) rajas (paixão, movimento) e tamas (inércia, putrefação). Em sua mão esquerda, Shiva segura o Damaru, pequeno tambor de dois lados, que representa Sabda Brahman, que é o som de onde todas as linguagens são formadas. A lua crescente em sua cabeça significa que ele conquistou o controle perfeito da mente. A serpente em seu pescoço representa sabedoria e eternidade.

As três listras em sua testa, feita com bhasma ou vibhuti (cinzas claras) significam a destruição das três impurezas: anava (egoísmo), karma (ação com expectativa de resultados) e maya (ilusão), e dos três desejos: por posse de terras, desejo sexual e o desejo por riquezas. Seu veículo é Nandi, o touro sagrado, que é seu mensageiro. O Senhor Shiva é visto absorto no pico da montanha Kailas. Ele é a incorporação da serenidade, da renúncia e da indiferença ao mundo. Ele silencia a natureza para que nada o perturbe em seu Samadhi.


www.universus.com.br/art364.htm

Nenhum comentário: